menu
Tecmundo
Software

Plataforma de vibe coding Google Opal chega ao Brasil

A ferramenta que une vibe coding e programação em blocos Google Opal agora está disponível para usuários brasileiros

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

08/10/2025, às 14:00

Atualizado em 08/10/2025, às 14:51

Plataforma de vibe coding Google Opal chega ao Brasil

O Opal, ferramenta de vibe coding do Google, foi lançado no Brasil nesta terça-feira (7). A plataforma funciona como um laboratório para a criação de miniaplicativos web gerados com inteligência artificial a partir de simples descrições em texto.

Inaugurado em julho nos Estados Unidos, o Opal foi projetado para usuários com pouca ou nenhuma familiaridade com programação. Basta descrever o que o aplicativo deve fazer, e o ecossistema do Google — que integra o Labs, o Gemini e as APIs Android — cuida do resto, gerando automaticamente o fluxo de ações e funções necessárias para dar vida à ideia.

O processo de criação é apresentado em um fluxograma interativo, que ilustra entradas de dados, condicionais, processamento e saídas de forma visual e intuitiva. O formato lembra a programação em blocos, mas de forma ainda mais automatizada, dispensando o conhecimento prévio de operadores lógicos e conceitos de engenharia de software.

Quando finalizado, o miniaplicativo pode ser executado diretamente no navegador e compartilhado com o público. A comunidade do Opal reúne criações publicadas pelo Google e por usuários, que podem servir de inspiração ou ponto de partida para novos projetos, graças à função “remixar”.

Nesta expansão, o Opal chega a mais 15 países. Além do Brasil, usuários do Canadá, Índia, Japão, Coreia do Sul e Argentina também poderão testar a ferramenta.

Novas melhorias para o Opal

O lançamento global veio acompanhado de duas melhorias importantes:

  • Depuração aprimorada: a ferramenta agora facilita a identificação e correção de erros em cada bloco do fluxo de execução;
  • Melhor performance: o ambiente do Opal ficou mais ágil e responsivo durante a execução dos projetos.

O Opal está disponível no Google Labs e pode ser experimentado diretamente no site oficial da ferramenta.

Quer ficar por dentro das novidades em inteligência artificial e ferramentas criativas do Google? Acompanhe o TecMundo para não perder as próximas atualizações sobre o Opal e outras inovações do ecossistema Google.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.