O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (30) que os backups criptografados de conversas poderão ser protegidos com passkeys. A novidade será liberada gradualmente para todos os usuários nos próximos meses e promete simplificar o processo de segurança dos dados armazenados na nuvem.
Desde 2021, o aplicativo oferece a opção de proteger os backups com criptografia de ponta a ponta, garantindo que apenas o dono da conta possa acessar as mensagens salvas. Até agora, essa proteção dependia de uma chave de 64 dígitos ou de uma senha criada pelo usuário.
Uma vez ativado, você pode recorrer às conversas pelo backup usando uma passkey para autorizar a restauração.
Com a chegada das passkeys, o WhatsApp adiciona uma nova camada de autenticação baseada em métodos biométricos, como reconhecimento facial, digital ou o próprio PIN de desbloqueio do celular. O sistema elimina a necessidade de memorizar senhas complexas e torna o processo de ativação da criptografia mais acessível para o público em geral.
Na prática, isso significa que mais pessoas devem começar a usar a criptografia de backup, já que agora a proteção pode ser feita com apenas um toque — sem precisar anotar longas chaves ou criar novas senhas.
Por se tratar de uma adição complexa, a distribuição acontece de forma gradativa e pode demorar até alcançar seu aparelho. Cabe ficar atento às atualizações do app.
Quer ficar por dentro das novidades sobre segurança digital e mensageiros? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e receba as principais atualizações sobre o WhatsApp e outras plataformas que você usa no dia a dia.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)