A Porsche Cup Brasil deu um passo importante em sua estratégia de transformação digital ao implementar uma nova plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela Kumulus, em parceria com a Microsoft e com suporte de telemetria avançada da IturanMob.
A tecnologia prevê reduzir gargalos na troca de peças, automatizando o diagnóstico de danos nos carros e elevando a eficiência operacional em até 40%.A solução, baseada em ferramentas como o Microsoft Azure AI Foundry, passa a analisar imagens, textos e dados técnicos dos veículos para acelerar rotinas críticas de preparação e inspeção — um ponto especialmente sensível numa categoria em que cada milissegundo conta.
)
Segundo Dener Pires, CEO da Porsche Cup, os carros da categoria funcionam como “peças de avião”: componentes têm vida útil curta, quebram com frequência e dependem de análise técnica rápida para voltarem à pista. “A diferença numa classificação é de três décimos de segundo. Ou seja: um diagnóstico ultrarrápido é vital”, explica.
Prancheta, lápis e muita correria
De acordo com Renan Velone, Head of Delivery and Development na Kumulus, o processo pré-IA de seleção de peças era altamente manual, onde:
- Mecânicos registravam danos em pranchetas
- Peças danificadas eram marcadas manualmente
- Equipes precisavam checar o estoque via rádio
- Relatórios eram montados à mão
- Reparos críticos podiam levar até duas horas
Isso é um desafio enorme em uma categoria onde até 80 carros dividem a pista e 30 acidentes podem ocorrer em uma única prova. “Com tanta demanda, manter o fluxo de reparos e entregar o carro pronto para o piloto era um desafio constante”, afirma Enzo Morrone, diretor de operações da Porsche Cup. “Imagina ter essa listagem de peças e reparos feitos rapidamente com IA? Agora, isso é possível".
Análise da IA gera lista de peças em minutos
Com a nova plataforma, basta que o analista ou mecânico tire uma foto da peça ou do carro danificado e envie para o sistema. Em seguida, o Crash Analysis faz um diagnóstico, o que inclui:
- Detecção e classificação automática dos danos
- Identificação das peças atingidas
- Cruzamento com estoque disponível
- Sugestão das melhores peças para o reparo
- Geração automática do relatório técnico
A triagem que antes poderia levar horas agora é feita em minutos, com acurácia de até 93%. Os 7% restantes, segundo Renan Velone, são peças internas pequenas ou ocultas (presilhas, suportes e conectores) que exigem curadoria humana. “Quanto mais o sistema é usado, mais ele aprende. O ganho é exponencial”, afirma.
)
É como se a Microsoft desse as ferramentas necessárias para a criação do sistema de IA (Azure OpenAI Service, Azure AI, Azure AI Foundry e Microsoft Fabric são algumas delas). Com os dados obtidos por telemetria pela IturanMob durante as corridas, a Kumulus criou em parceria com a Porsche Cup o sistema de listagem de peças danificadas.
Para a Microsoft, o projeto mostra como IA e nuvem podem transformar ambientes de alto desempenho, ainda mais após quase R$15 bilhões de investimento no Brasil, principalmente em datacenters. Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, destaca que o foco vai além da eficiência: “Pensamos na experiência do piloto e na emoção da competição. A IA amplia capacidades humanas e cria soluções antes impossíveis”.
Essa estrutura permite que dados circulem e sejam processados em segundos, possibilitando decisões rápidas nos boxes. Não é a primeira vez que essa parceria ocorre, já que a Microsoft é parceira da Porsche Cup desde 2023, onde a leitura de dados da performance dos carros eram feitos utilizando processamento em nuvem, auxiliando as equipes em tempo real.
Próximos passos já em 2026
Renan Velone comentou sobre os próximos passos dessa parceria, envolvendo desde uma agenda semanal montada automaticamente após a corrida baseada em inteligência artificial até uma expansão dessa IA, com foco no entretenimento entre o público e a corrida.
)
Embora a parte de entretenimento não tenha tido muitos detalhes durante o evento, foi adiantado que a IA poderá sugerir todo o cronograma de reparos da semana, especialmente útil quando o carro sofre danos graves no último dia de corrida, cruzando acidentes, peças quebradas e histórico de avarias.
“A IA tira o peso das rotinas humanas e devolve valor estratégico”, afirma Thiago Iacopini, CEO da Kumulus. Com a adoção dessa plataforma, a Porsche Cup se posiciona como uma das categorias mais tecnológicas do país.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)