O encerramento do suporte básico da Microsoft para o Windows 10 fez muitos usuários partirem em busca de um novo sistema operacional. Porém, ao contrário do que a empresa gostaria, nem toda a comunidade está disposta a migrar para o Windows 11.
Os desenvolvedores do Zorin OS, uma popular distro de Linux que se posiciona como uma alternativa para o Windows, divulgaram números bastante positivos. Segundo a equipe, só a versão 18 do sistema já atingiu a marca de 1 milhão de downloads em um mês, o que é considerado um marco para o projeto.
Nossos vídeos em destaque
Deste total, cerca de 78% dos downloads — ou aproximadamente 780 mil usuários — foram realizados em computadores atualmente com Windows, não de alguém que já faz parte da comunidade Linux a partir desta ou outra distro similar.
Os números não chegam a confirmar algo, mas demonstram que parte dos donos de PCs que ainda estão no Windows 10 e não querem baixar o Windows 11 (ou não atingem os pré-requisitos da empresa) estão ao menos cogitando e experimentando a concorrência de código aberto.
)
Apesar de já ser conhecido há algum tempo como uma distro bastante acessível para quem está migrando de anos utilizando o Windows, em especial pela interface e alguns dos recursos, o Zorin OS 18 ficou especialmente mais amigável justamente para atrair esse consumidor.
Entre as mudanças, o painel inferior, que lembra a barra de tarefas e o menu iniciar, tem um aspecto mais transparente e com bordas arredondadas. Ele ainda ganhou integração com web apps e arquivos do OneDrive e ampliou uma base de dados de instaladores próprio com cerca de 170 aplicativos populares para o Windows — seja o web app ou uma versão nativa para Linux, se existir.
O que acontece no fim do suporte do Windows 10?
O fim do suporte oficial ao Windows 10 aconteceu em 14 de outubro de 2025. A partir desta data, a Microsoft não fornece mais atualizações de recursos ou de segurança para os usuários desse sistema.
- Computadores que permanecerão nessa versão seguem funcionando normalmente, mas podem apresentar vulnerabilidades não corrigidas e, ao longo dos anos, deixar de ser otimizado ou perder também o suporte para certos aplicativos populares;
- Como forma de manter o usuário ao menos por mais algum tempo no ecossistema, a Microsoft agora fornece para o consumidor padrão atualizações de segurança estendidas por um ano custando USS$ 30 (ou cerca de R$ 165) por licença;
- A questão que mais afastou usuários do Windows 11 está nos requisitos técnicos da empresa para que um desktop, notebook, tablet ou portátil seja atualizado: as solicitações incluem um processador relativamente novo e outros componentes que máquinas mais antigas já não possuem;
- A demora na adoção do Windows 11 tem sido notável: a plataforma só conseguiu superar o Windows 10 em número de usuários ativos em julho deste ano, quatro anos após seu lançamento;
Para além da rivalidade com o macOS da Apple e distros como o Zorin OS, outra plataforma está de olho em um mercado do Windows. É a Valve, que aos poucos aprimora o SteamOS para rodar em portáteis voltados para games.
A Microsoft completou 50 anos em 2025 e o TecMundo reuniu alguns dos produtos mais icônicos da empresa. Confira a lista nesta matéria!
)
)
)
)
)
)
)