menu
Logo TecMundo
Software

Windows 11 vai facilitar (e muito) para atualizar ou desinstalar apps; entenda

Versões de testes do Windows 11 incluem novas formas de atualizar e desinstalar aplicativos baixados no Windows 11.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule26/11/2025, às 17:30

Windows 11 vai facilitar (e muito) para atualizar ou desinstalar apps; entenda

O Windows 11 está prestes a deixar a administração de aplicativos significativamente mais simples. Em versões de teste do sistema operacional, a Microsoft adicionou novos caminhos para atualizar e desinstalar apps, reforçando o compromisso de tornar o ecossistema mais integrado e fácil de usar.

A primeira novidade aparece no próprio Windows Update: além de buscar e instalar atualizações do sistema, a ferramenta agora também pode localizar e aplicar updates de aplicativos instalados no computador. A função foi descoberta nas builds mais recentes, segundo o Windows Central.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Assim que o recurso estiver disponível, será possível acessar a nova área “App Updates” (“Atualização de aplicativos”) nas Configurações. A ideia é centralizar ainda mais o gerenciamento do PC, aproximando o Windows Update do modelo já adotado por outros sistemas modernos.

A medida faz parte de uma iniciativa anunciada oficialmente pela Microsoft em 27 de maio deste ano, que visa transformar o Windows Update em um hub de atualizações não só de sistema, mas também de apps. No entanto, o suporte é opcional — ou seja, nem todos os aplicativos poderão ser atualizados por lá.

Microsoft Store agora permite desinstalar apps

Outra novidade chega com a Build 26220.7271 do Windows 11, distribuída para os canais Dev e Beta do programa Windows Insider. A Microsoft Store agora permite desinstalar aplicativos diretamente pela biblioteca da loja.

undefined
Agora, é possível desinstalar aplicativos a partir da Microsoft Store. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Para remover um app, basta tocar no ícone de três pontos ao lado do item desejado e selecionar “Desinstalar”. O atalho torna a experiência dentro da loja mais completa e agiliza o gerenciamento de programas instalados no PC.

Interface Xbox em tela cheia no PC

A mesma atualização de testes também libera a “Xbox Full Screen Experience” (FSE) em computadores tradicionais. A interface, que replica a navegação dos consoles Xbox, é totalmente otimizada para uso com controles e já estava disponível em versão final apenas nos PCs portáteis Xbox, como o ROG Ally.

undefined
(Fonte: Microsoft/Reprodução)

No Windows 11, o modo pode ser acessado pelo Visualizador de Tarefas (Windows + Tab) ou pela combinação Windows + F11.

Quer acompanhar todas as novidades sobre Windows, Microsoft e o mundo da tecnologia? Continue acompanhando o TecMundo.