Uma recente atualização do Windows 11 enfim corrigiu um problema que fazia o Explorador de Arquivos congelar, mas acabou criando novos problemas no mesmo programa. O update começou a ser distribuído de forma opcional para todos os usuários nesta terça-feira (02).
Identificada como KB5070311, a atualização se limita a aplicar melhorias na qualidade geral do sistema. Entre as correções, está a solução para um problema conhecido que fazia o Explorador de Arquivos travar durante a navegação ou ao usar a busca.
Nossos vídeos em destaque
O update também adiciona, finalmente, suporte ao modo escuro nas caixas de diálogo de copiar/colar e mover arquivos — que, até hoje, apareciam apenas no tema claro.

Corrige um bug, cria outro
Ironicamente, o mesmo update que amplia o suporte ao tema escuro também introduz um novo bug nesse recurso. Nas notas de atualização, a Microsoft informa que o pacote KB5070311 pode fazer o Explorador de Arquivos exibir rapidamente uma tela branca antes de carregar as pastas.
Segundo a empresa, isso acontece apenas em circunstâncias bem específicas:
- Ao navegar para as seções “Início” ou “Galeria”;
- Ao abrir uma nova aba;
- Ao ativar ou desativar o painel “Detalhes”;
- Ao selecionar “Mais detalhes” ao copiar pastas e arquivos.
Por enquanto, não há solução para o problema, mas a Microsoft afirma que já trabalha em uma correção.
Atualização é distribuída gradativamente
A atualização KB5070311 é opcional e não inclui correções de segurança. Por isso, tanto o download quanto a instalação ficam por conta do usuário.
Para instalar a atualização, siga estes passos:
- Acesse Configurações e abra a seção “Windows Update”;
- Clique em “Verificar atualizações”;
- Aguarde a varredura e, caso o pacote apareça, autorize o download.
Quer ficar por dentro das próximas atualizações do Windows e novidades do mundo da tecnologia? Continue acompanhando o TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)