A Microsoft divulgou nesta quarta-feira (21) novos detalhes a respeito do bug que faz a versão clássica do Outlook parar de funcionar em computadores com Windows 11, incluindo alternativas para resolver o problema. A falha começou a ser relatada na semana passada e também afetou outros serviços.
De acordo com as queixas referentes ao cliente de email, o aplicativo começou a travar enquanto ao ler e/ou redigir mensagens e a não reiniciar da maneira adequada. O Explorador de Arquivos, o modo de suspensão e a função de desligar do sistema também tiveram falhas.
Nossos vídeos em destaque
O que causou o problema?
Segundo a gigante de Redmond, os problemas no app do Outlook surgiram após a instalação das atualizações do Windows lançadas no dia 13 de janeiro para diferentes versões do sistema. Os principais afetados foram perfis de conta POP cadastrados e usuários com arquivos PST armazenados no OneDrive.
- Essas pessoas passaram a lidar com travamentos e a receber o alerta “Não Respondendo” ao abrir o app;
- Alguns usuários também não conseguiam reiniciar o Outlook, exceto fechando o programa pelo Gerenciador de Tarefas ou reiniciando o computador;
- Na pasta “Enviados”, os emails recém-enviados não apareciam, mesmo que os destinatários os recebessem;
- O Outlook reiniciava o download de emails novamente, após ter completado o processo anteriormente.
)
Tais falhas surgiram no Windows 11 25H2, 24H2 e 23H2, mas também foram notadas em outras versões do software. Usuários do Windows 10 22H2, Windows 10 Enterprise LTSC 2021 e Windows 10 Enterprise LTSC 2019 podem ter passado pelos mesmos problemas.
Além disso, os erros impactaram as plataformas Windows Server 2025, Windows Server 23H2, Windows Server 2022 e Windows Server 2019, nas quais o app Outlook foi aberto depois de baixar e instalar os primeiros updates de 2026.
Como solucionar o bug que faz o Outlook travar?
Por enquanto, não há uma solução definitiva para a falha, já que a Microsoft está investigando o problema. No entanto, a gigante da tecnologia sugeriu alguns procedimentos simples para lidar com o problema momentaneamente.
Uma das opções é usar a versão web do Outlook, por meio do seu navegador preferido. A companhia também aponta como alternativas a exclusão dos arquivos PSTs armazenados no OneDrive e a desinstalação da atualização mais recente do Windows.
É possível que a correção oficial para o bug seja disponibilizada na atualização de fevereiro do Windows, lembrando que os demais erros associados à última compilação já foram solucionados.
Seu PC teve falhas após o update? Conta pra gente, na seção de comentários do site ou nas redes sociais do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)