Confirmando rumores que ganharam força ao longo de 2025, o Google Chrome começou a liberar as abas verticais em janeiro, na versão beta. Dias depois, a funcionalidade foi removida, mas ainda é possível ativá-la manualmente, como destacou o Android Police na quarta-feira (04).
Disponível no Edge, Firefox e outros navegadores, a ferramenta organiza as abas abertas do browser em uma barra à esquerda da tela, enquanto no modo convencional elas ficam no topo. O layout diferenciado melhora a visualização de elementos dos sites.
Nossos vídeos em destaque
Como ativar as abas verticais no Chrome?
Neste momento, o modo vertical está restrito ao canal Canary do navegador do Google. Atualizada diariamente, essa versão é voltada aos desenvolvedores, possibilitando acessar recursos que ainda não chegaram à plataforma estável do software.
Por isso, as pessoas interessadas em habilitar as abas verticais no Chrome precisam baixar o Chrome Canary. Antes de prosseguir, vale lembrar que os recursos nessa versão podem apresentar erros e instabilidades, uma vez que estamos lidando com prévias de funções.
Siga os passos abaixo para ativar a novidade:
- Depois de baixar e instalar o Chrome Canary, abra o navegador;
- Na barra de endereço do browser, digite "chrome://flags/#vertical-tabs" (sem as aspas);
- Clique no menu suspenso ao lado da opção "Abas Verticais" ("Vertical Tabs") e selecione "Ativado" ("Enabled");
- Agora, reinicie o navegador para confirmar a modificação no layout do programa;
- Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área em branco acima da barra de endereço;
- Selecione a alternativa "Mover guias para o lado".
)
Feito isso, a aba de guias do Chrome será movida para a lateral esquerda, onde você poderá acessar as guias normalmente. De acordo com a publicação, a função suporta até 29 guias abertas na vertical com a possibilidade de ler o nome de cada, contra 12 no modo convencional.
Caso não tenha gostado da alteração no layout do navegador, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de guias vertical. Escolha a opção "Mover guias para o topo" e reverta o processo, com as abas voltando à posição original.
Ainda não há previsão de disponibilidade das abas verticais na versão estável do Chrome, mas a oferta para os testadores pode indicar que isso não deve demorar a acontecer.
Prefere as abas aparecendo no modo normal, no topo da página, ou na lateral? Conta pra gente, comentando nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.
)
)
)
)
)
)
)