O GIMP é um editor excelente e que possibilita ao usuário comum realizar tarefas de um profissional. Muitos se perguntam como os designers criam imagens tridimensionais e com aspectos bem realistas, e hoje chegou a sua vez de aprender a criar uma imagem tridimensional.
Ao trabalho...
Apesar de parecer simples, a tarefa de “criar" uma bola de cristal não é tão fácil. Então reserve um bom tempo, prepare-se para utilizar o "Ctrl+Z" e siga os passos abaixo:
1) Crie uma imagem com dimensões de 600 pixels — para isso acesse o menu “Arquivo” e clique em “Nova...”. Agora digite 600 na caixa de altura e o mesmo valor na caixa da largura.
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2) Na janela de camadas, duplique a camada “Fundo” — clique com o botão direito sobre a camada e pressione sobre a opção “Duplicar Camada”.
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3) Selecione uma textura de sua preferência — as texturas ficam localizadas na mesma caixa das camadas. Em nosso teste selecionamos a textura Parque #2.
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4) Preencha a camada “Fundo“ com a textura — essa tarefa é realizada através das teclas “Ctrl + ;” ou pelo menu “Editar” na opção “Preencher com textura”.
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5) Agora vamos redimensionar a camada “cópia de Fundo” — na mesma janela de camadas você irá clicar com o botão direito sobre a camada, e selecionar a opção “Redimensionar camada”. Selecione os valores de 300 pixels na altura e na largura.
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6) Como nossa bola de cristal não pode flutuar, é necessário primeiramente criar um chão, e é justamente por isso que utiliza-se duas camadas. Com as duas camadas você irá criar o chão através da “Ferramenta de Perspectiva”. Após selecionar a ferramenta, você deve utilizar seu mouse para encaixar a textura da camada maior na camada menor (mas apenas arraste os cantos superiores, os inferiores devem permanecer intactos), veja a figura abaixo:
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Vale ressaltar que para você visualizar a camada “cópia de Fundo” por cima da camada “Fundo”, você deve apenas arrastá-la para cima da outra na janela de camadas.
7) Agora que já temos o chão, vamos criar a bola de cristal. Selecione a “Ferramenta de Seleção Elíptica” e faça uma circunferência sobre a camada “Fundo”. Para fazer uma circunferência perfeita, você deve utilizar a tecla Shift junto com o mouse. Note que o tamanho é de sua preferência, e em nosso exemplo utilizamos 100 pixels (a dimensão da elipse é exibida na barra inferior do GIMP).
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8) Copie esta seleção apertando “Ctrl + C” ou através do menu “Editar” (na opção “Copiar”). Crie uma nova camada na janela de camadas (a camada deve ser transparente, ter as dimensões de 600 pixels na largura e na altura, e de preferência renomeie a camada para: Bola de Cristal) e cole a seleção através das teclas “Ctrl + V” — talvez você perceba que a seleção não colou corretamente, e ficou aparecendo uma nova camada com o nome “Seleção Flutuante”. Para colar a seleção corretamente apenas clique em algum lugar da sua camada ”Bola de Cristal”.
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9) Se ocorrer de após você colar a seleção, o GIMP acabar retirando a seleção da imagem, você deve selecioná-la novamente com a “Ferramenta de Seleção Elíptica”. Antes de aplicar o aspecto tridimensional na bola de cristal, talvez seja interessante você ocultar a camada “Fundo” — para ocultar apenas clique no olho na janela de camadas. Para tornar a circunferência em uma esfera é bem simples, basta utilizar um o filtro “Deformação Interativa”. Você pode encontrar este filtro através do menu “Filtros”, na opção de “Distorções”.
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10) Uma janela é exibida a você apresentando algumas opções relativas a deformação que você deseja efetuar. Caso você tenha criada uma circunferência com as dimensões de 100 pixels, os valores a serem utilizados serão os seguintes:
| A opção Aumentar deve ser marcada. O “Raio de deformação” deve ter o valor 75 O item “Quanto deformar” deve ter o valor 0,30 E a opção Bilinear deve ser utilizada. |
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Para deformar, você deve arrastar seu mouse do ponto A até o ponto B. Observe o exemplo abaixo:
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Nesse instante, sua figura deve estar parecida com a nossa:
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11) Para deixar a esfera com um aspecto mais real, vamos utilizar sombras e luzes. A primeira sombra q você deve criar é na parte de cima da esfera, tornando o contorno mais forte. Para realizar essa tarefa, utilize a “Ferramenta de Pincel”. Confira os valores utilizados em nosso exemplo:
Modo: Normal
Opacidade: 30,0
Pincel: Circle Fuzzy 11
Escala: 1,00
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Caso ache melhor, utilize a ferramenta zoom para obter maior perfeição na sombra.
12) Continuando com o esquema de luzes e sombras, agora vamos colocar um pontinho branco de luz para mostrar de qual ângulo especificamente a luz está entrando. Portanto utilize novamente a “Ferramenta de Pincel” e use os valores abaixo:
Modo: Nomal
Opacidade: 100,0
Pincel: Circle 11
Escala: 1,00
Cor: Branca
Note que em nosso exemplo colocamos o pontinho branco na parte superior do lado direito, porém você pode inserir onde achar melhor.
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13) Como o pontinho não parece exatamente o reflexo da luz, você deve utilizar a “Ferramenta de Borrar” para transformar o pontinho. Clique sobre o pontinho, e vagarosamente arraste o mouse no mesmo formato da esfera. Veja na figura do item 12 como borrar o pontinho, espalhe o pontinho na mesma direção das setinhas.
14) O último passo é a inserção de uma sombra da bola. Por isto, vamos a ela: crie uma nova camada (dê o nome que preferir a nova comada) entre as camadas “Bola de Cristal” e “Fundo”— para colocar entre as camadas, você deve apenas arrastar a nova camada na janela de camadas. Utilize a “Ferramenta de Seleção Elíptica” e crie uma elipse ao lado esquerdo da bola. Esta elipse deve ser criada na parte inferior da bola, e ela deve ser totalmente preenchida com a cor preta. Após pintar ela, desfaça a seleção da elipse (Clique Shift+Ctrl+A ou clique no menu “Seleção” e selecione a opção “Nada”).
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Agora vamos transformá-la em uma sombra, portanto, clique no menu “Filtros” na opção de “Desfocar” utilize a ferramenta “Desfocagem Gaussiana”. Os valores que você deve utilizar são apresentados abaixo:
Raio de Desfocagem
Horizontal: 23,0 px
Vertical: 23,0 px
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Prontinho... sua Bola de Cristal está finalizada! Agora se você preferir pode unir as camadas, jogar um efeito de luz no cenário todo, ou modificar ao seu gosto!
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Evidentemente há outros meios de chegar a tal resultado, inclusive utilizando mais camadas ou filtros específicos para as sombras, no entanto, optamos por um método mais fácil e rápido! Fique antenado para mais truques do GIMP, o Baixaki vai lhe trazer todos muito bem detalhados!
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