O gerenciamento das opções de compartilhamento de conexões WiFi é um recurso familiar a usuários do Windows para mobiles. O recurso, agora disponível também no Windows 10 para notebooks, permite que redes privadas sem fio sejam usadas por amigos conectados via Facebook, Outlook e Skype.
Enquanto o envio de informações a computadores ou celulares alternativos pode agradar internautas que buscam uma solução prática de integração, dados pessoais (como senhas) podem ficar, em última análise, suscetíveis a ataques. Vale lembrar, contudo, que, conforme esclarece a própria fabricante do Windows, “o password é armazenado pelo banco de dados da Microsoft, em um formato criptografado, que ninguém pode hackear” (saiba mais sobre segurança online aqui).
Neste tutorial, você vai aprender a desabilitar o sensor WiFi do seu PC portátil. Selecionar os serviços que podem funcionar como “ponte” ao compartilhamento do sinal de internet sem fio é também possível. Veja como é fácil administrar o recurso.
Gerencie o compartilhamento do sinal WiFi
Abra o Menu Iniciar por meio da tecla “Win” ou clique sobre o ícone do Windows localizado à esquerda da Barra de tarefas.
)
Acesse então a opção “Rede e internet” e selecione o campo “WiFi”.
)
Em “Gerenciar configurações de WiFi”, as preferências do sensor poderão ser, por fim, ajustadas. Mas atenção: este recurso conecta hotspots sem fio a contatos compartilhados e ativa também o serviço de localização. Ao desativar a chave “Conectar a hotspots abertos sugeridos”, nenhum contato conectado via Facebook, Skype ou Outlook poderá acessar sua rede WiFi.
)
Deseja fazer com que apenas alguns amigos possam compartilhar seu sinal? Pois então selecione as redes sociais exibidas pela página e gerencie, assim, as suas conexões.
Segurança
A conexão temporária a hotspots não seguros pode ser também desativada por meio da interface de gerenciamento WiFi. Acesse o campo “Serviços WiFi” e clique sobre as redes desconhecidas listadas para gerenciar cada uma delas.
)
...
Você percebeu melhorias de desempenho em seu notebook após a instalação do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo
)