Ferramentas que possibilitam a criação de recursos de recuperação acompanham por tradição as recentes versões do Windows. Fato é que, através de um pendrive, uma unidade de recuperação pode ser criada, o que vem a calhar quando o SO, por um motivo qualquer, não pode ser iniciado.
Neste tutorial, você vai aprender a forjar uma solução para a restauração do Windows 10. Além do reparo de eventuais problemas apresentados pelo computador durante a inicialização, até mesmo a reinstalação integral do software pode ser feita por meio da criação da unidade de recuperação.
Nossos vídeos em destaque
Antes, porém, de seguirmos rumo ao backup, algumas condições têm de ser observadas:
- O pendrive no qual a unidade de recuperação será criada tem de ter ao menos 8 GB disponíveis.
- Unidades preparadas para versões de 32 bits não podem ser usadas para reparar sistemas que rodam em 64 bits e vice-versa.
Visto isso, vamos então ao processo para criação de um pendrive de backup.
Faça o backup em um pendrive
Digite “Criar ponto de restauração” na caixa de pesquisas do sistema para iniciar a configuração. Outra forma de se acessar o recurso é escrever “Painel de controle” também junto do mecanismo de buscas do Windows 10.
)
Se você optar por ativar a ferramenta pelo Painel de controle, a opção “Recuperação” terá então de ser selecionada. Concedidas as permissões de administrador, uma nova janela será aberta. Selecione o link “Criar uma unidade de recuperação” e conceda à ação suas permissões de administrador.
)
Marque a caixa “Faça backup dos arquivos do sistema na unidade de recuperação” para que seus documentos não sejam perdidos e aguarde a conclusão da solicitação.
)
Atenção: ao menos 8 GB deverão estar disponíveis em seu pendrive para a formatação da unidade; o backup vai também apagar todos os dados da unidade USB.
Verificadas as condições, selecione o pendrive ou unidade de armazenamento alternativa (como um HD externo) que deverá servir como destino ao backup e clique em “Avançar”.
)
)
Por fim, dê o comando “Criar” e aguarde pela finalização do processo, que deve durar alguns minutos.
Não foi possível criar a unidade?
Se a mensagem “Não foi possível criar uma unidade de recuperação” aparecer, verifique as permissões do pendrive e certifique-se de que ele não está protegido contra cópias. Reinicie seu PC e execute o procedimento listado acima novamente.
...
Quais ferramentas nativas do Windows você usa para fazer backups e recuperação do sistema? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)