menu
Tecmundo
Produto

Testes mostram que um SSD moderno pode funcionar durante mil anos

Análise conduzida pelo site Tech Report mostra que produtos da Samsung e Kingston podem escrever mais de 2 petabytes de dados e continuar funcionando corretamente

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

05/12/2014, às 09:12

Testes mostram que um SSD moderno pode funcionar durante mil anos

Fonte: Bit-Tech

Imagem de Testes mostram que um SSD moderno pode funcionar durante mil anos no site TecMundo

Embora ainda relativamente caras, as memórias SSD ganham cada vez mais espaço nas máquinas modernas — especialmente naquelas pertencentes a quem não quer esperar muito tempo pelo carregamento de softwares. Caso você ainda tenha dúvidas se vale a pena investir em uma solução do tipo, o site The Tech Report tem mais um motivo para convencê-lo a fazer isso: dispositivos da categoria podem funcionar até 1 mil anos sem nenhum problema.

O veículo conduziu testes com seis modelos de aparelhos — incluindo o 840 Pro da Samsung, o Kingston HyperX 3K e um dispositivo da série Intel 335 —, que foram forçados a escrever e reescrever constantemente 10 GB em arquivos pequenos e grandes. Entre eles, quatro deixaram de funcionar antes de atingir a marca de um petabyte transferido — embora tenham durado mais do que o tempo indicado pelas fabricantes.

Os sobreviventes (produzidos pela Samsung e pela Kingston) ultrapassaram a marca dos 2 petabytes e continuavam funcionando no momento em que o Tech Report publicou suas conclusões. Levando em consideração que o usuário médio escreve alguns terabytes de dados por ano em seu SSD, o site chegou à conclusão que é possível usar os dispositivos por períodos que excedem 1 mil anos sem nenhum problema.

Embora o teste tenha sido conduzido de maneira informal, ele serve como uma prova da durabilidade dos drives SSD. Mesmo que o tempo de funcionamento de um produto do tipo não ultrapasse necessariamente um milênio, o fato é que a tecnologia resulta em uma quantidade de dores de cabeça muito menor em comparação com o uso de HDs convencionais.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.