menu
Tecmundo
The BRIEF

Dave McClure:'Não precisa ir ao Vale do Silício, ele precisa estar em você'

Investidor Dave McClure tentou amenizar o 'complexo de inferioridade' que o resto do mundo tem com relação ao Vale do Silício, dizendo que todos podem construir seus próprios ecossistemas de startups

Avatar do(a) autor(a): Igor Lopes - Colunista

13/06/2017, às 18:50

Dave McClure:'Não precisa ir ao Vale do Silício, ele precisa estar em você'

Fonte: David Sutta

Imagem de Dave McClure:"Não precisa ir ao Vale do Silício, ele precisa estar em você" no tecmundo

*Em Miami, EUA

Falando para um público de cerca de 2000 pessoas no Emerge Americas, fórum de tecnologia que acontece em Miami esta semana, o investidor Dave McClure, grande nome por trás da aceleradora 500 Startups, tentou amenizar o "complexo de inferioridade" que o resto do mundo tem com relação ao Vale do Silício, dizendo que todos podem construir seus próprios ecossistemas de startups em qualquer parte do planeta. "O mais importante não é você estar no Vale do Silício, mas não se pode esperar que a inovação aconteça sem se mexer".

McClure sabe muito bem o que o Vale do Silício tem de positivo e negativo se comparado a outras cidades. Sua aceleradora já investiu em mais de 2000 startups mundo afora, incluindo brasileiras como Conta Azul e Pipefy. "De cada 50 empresas investidas, eu perco dinheiro em metade delas. Uma dessas vai virar unicórnio (companhia com valor superior a 1 bilhão) e me garantir o retorno sobre o investimento". Apesar do risco, McClure justifica sua opção pela aposta em empresas iniciantes: "Sob o ponto de vista da cidade, estamos gerando empregos, pagando impostos, trazendo novos moradores e fomentando o turismo de negócios". Pelas contas dele, a cada 50 milhões de dólares investidos numa cidade, cerca de 2400 postos de emprego são gerados.

McClure completou sua apresentação dizendo que a essência do Vale do Silício é só uma questão de atitude, e pode ser portada para qualquer lugar do planeta. "O mais importante é manter o otimismo e um pouco de loucura ao acreditar que você pode construir uma empresa que vai ser grande de verdade".



Founder do Innovation Hub, espaço de conexões para geração de novos negócios voltados para a Inovação. Co-founder do Transformação Digital e do Canaltech. Jornalista que se dedica ao mercado de negócios em tecnologia há quase 20 anos e já viajou o mundo cobrindo os principais eventos de inovação. Desde 2018 mostra o know-how adquirido ao longo da carreira em colunas de inovação no BandNewsTV, ITForum, Terra, Times Brasil/CNBC e, agora, The BRIEF/TecMundo.