menu
Tecmundo
Produto

Supercomputador Watson pode tornar o Siri algo obsoleto

Dispositivo fabricado pela IBM ganha capacidades de reconhecimento de voz ainda mais eficientes do que a tecnologia criada pela Apple.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

29/08/2012, às 07:09

(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Considerado a personalidade do ano na web em 2011, o supercomputador Watson acaba de ganhar características que o tornaram um competidor de peso contra o Siri, da Apple. O complexo sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM agora também é capaz de responder perguntas feitas usando a voz de maneira muito mais eficiente do que qualquer software disponível atualmente no mercado.

Até o momento, a função não foi aproveitada devido à grande quantidade de energia que o dispositivo consome no processamento de dados. Somente para acionar o aparelho é necessário que ao menos uma dúzia de servidores auxiliares estejam ligados, o que torna seu uso em larga escala algo pouco atrativo para sua desenvolvedora.

Foco no mercado empresarial

Segundo Bernie Meyerson, da IBM, esse cenário deve mudar em breve, já que a empresa está trabalhando de forma constante para diminuir a quantidade de energia usada pelo Watson. Caso os objetivos da companhia sejam concretizados, não deve demorar muito tempo para que o supercomputador possa começar a receber e processar de forma simultânea milhares de pedidos do público em geral.

Embora a empresa atualmente tenha como foco oferecer ferramentas para o meio empresarial, o rápido desenvolvimento do projeto pode fazer com que ela considere novas opções de negócios. Até o momento, não há qualquer expectativa sobre a forma como um serviço do tipo funcionaria, porém não se descarta a possibilidade de que ele seja oferecido para todos os smartphones e tablets do mercado através de um simples aplicativo.

Fonte: Ubergizmo



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.