menu
Tecmundo
Produto

Tablets Windows 8 com tecnologia Intel apresentam desempenho superior ao Surface

Arquitetura Clover Trail é eficiente na realização de tarefas cotidianas, mas peca pelo desempenho gráfico fraco.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

26/12/2012, às 08:44

Tablets Windows 8 com tecnologia Intel apresentam desempenho superior ao Surface

Fonte:

Imagem de Tablets Windows 8 com tecnologia Intel apresentam desempenho superior ao Surface no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Quem estava esperando pelo lançamento de tablets Windows 8 equipados com chip Intel não deve ficar decepcionado. Segundo o site Anantech, dispositivos do tipo apresentam um desempenho melhor do que aquele disponível no Surface, da Microsoft.

A conclusão surgiu após a análise de um aparelho do tipo produzido pela Acer, que se mostrou mais rápido na realização de tarefas comuns. O único aspecto em que o produto, equipado com um processador da linha Atom, se mostrou ligeiramente inferior foi durante a execução de aplicativos que exigiam um pouco mais da performance gráfica do hardware.

“A arquitetura Atom ainda é mais rápida que qualquer processador com núcleo ARM disponível atualmente no mercado, com exceção do Cortex A15”, afirmou o Anantech. Segundo o site, a tecnologia Clover Trail se mostra muito superior a qualquer outra empregada em dispositivos com o sistema operacional Windows RT — até mesmo o Microsoft Surface entra nessa lista.

Desempenho gráfico decepcionante

O lado negativo da nova arquitetura da Intel é seu desempenho gráfico, que fica aquém até mesmo daquele apresentado pelo iPad mini. Segundo a análise realizada, o chip apresenta uma performance semelhante àquela do processador Tegra 3, da NVIDIA, embora em alguns momentos chegue a ser mais lento do que ele.

(Fonte da imagem: Reprodução/Anandtech)

Em compensação, a arquitetura Clover Trail não consome grandes quantidades de energia, o que resulta na possibilidade de usar tablets e outros eletrônicos durante um tempo maior. Segundo o Anandtech, o principal motivo para a tecnologia demorar a fazer a sua estreia oficial foi um bug não especificado pela Intel que atrasou sua linha de produção em um mês e meio.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.