menu
Logo TecMundo
Produto

Mercado de tablet continua em queda, mas destacáveis fazem sucesso no setor

Pesquisa do IDC revela que o mercado das telas grandes tradicionais anda perdendo força ano após ano; modelos com tela e teclado que podem ser separados vão na contramão disso

02/02/2016, às 09:50

Mercado de tablet continua em queda, mas destacáveis fazem sucesso no setorFonte: PCMag

Imagem de Mercado de tablet continua em queda, mas destacáveis fazem sucesso no setor no tecmundo

Quando os tablets chegaram ao mercado, muita gente duvidou do potencial do brinquedinho ou de que as pessoas realmente adicionariam mais um equipamento à sua rotina diária. Sucessos como o iPad, no entanto, provaram que o público abraçaria a tecnologia por anos à fio, com o segmento aquecendo bastante o mercado e oferecendo produtos de todos os tipos, sistemas e custos. Agora, porém, o setor marca mais um ano de baixa, com apenas os modelos destacáveis conseguindo se manter populares.

Segundo um estudo feito pelo IDC, esses aparelhos que praticamente inauguraram a era pós-PC – substituindo muito dos usos dos desktops – só teve 206,8 unidades comercializadas em 2015, uma queda de 10,1% em relação a 2014. Quando se olha apenas o último trimestre do ano passado a queda chega a 13,7%, um impacto alto no mercado se for considerado que o período engloba o grosso das vendas, por conta do Natal. Será que essa é uma boa notícia para os fabricantes de PC? Bem, não exatamente.

undefined

O que acontece é que, enquanto o nicho de tablet cai continuamente, os dispositivos que unem tela e teclado que podem ser usados juntos ou separadamente, como o iPad Pro e a linha Surface da Microsoft, anda registrando altas significativas. De acordo com o órgão de pesquisa, a categoria atingiu um pico de 8,1 milhões de itens despachados para o varejo, um número que dobra a quantidade oferecida um ano antes. O mais interessante é perceber o motivo de esses aparelhos estarem caindo no gosto do público.

“Uma das maiores razões pelas quais os destacáveis estão crescendo tão rápido é porque os usuários finais estão enxergando esses dispositivos como substitutos dos PCs”, analisa Jean Philippe Bouchard, diretor do IDC. Para a Microsoft, essa opção por deixar os computadores de lado pode significar menos cópias do Windows em circulação. Isso porque o tablet top de linha da Apple lidera as vendas dos destacáveis.

Embora o sistema operacional da companhia liderada por Satya Nadella possa ser prejudicado a longo prazo, as chances são de que o grande afetado seja o próprio segmento dos tablets tradicionais. Afinal, acredita-se que a popularização dos phablets – uma categoria hoje abraçada pela própria Empresa da Maçã, com seus iPhone 6 Plus e 6s Plus – possa continuar a tirar espaço de seus primos com telas grandes.

Você já utiliza um tablet com teclado e tela destacáveis no seu dia a dia? Comente no Fórum do TecMundo!


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 5 minutos