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Virgin e startup se unem para trazer voos supersônicos 'acessíveis'

Com o novo avião que está sendo desenvolvido pela Boom, será possível ir de Nova York até Londres em 3,5 horas pelo mesmo preço de uma passagem de classe executiva em um avião comum

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

18/10/2016, às 11:51

Virgin e startup se unem para trazer voos supersônicos 'acessíveis'

Fonte: Boom

Imagem de Virgin e startup se unem para trazer voos supersônicos "acessíveis" no tecmundo

Cerca de 13 anos depois do encerramento dos voos comerciais com os Concordes, o fundador do Virgin Group, Sir Richard Branson, revelou seus planos para lançar seu próprio serviço de transporte de passageiros com aviões supersônicos. A novidade permitirá que o trajeto entre Londres e Nova York, por exemplo, seja feito em apenas 3 horas e meia. E o melhor de tudo: segundo ele, dessa vez as passagens terão preços “acessíveis” – pelo menos mais do que os US$ 20 mil que eram cobrados por pessoa antigamente nesse tipo de transporte.

O braço da empresa para voos de civis para o espaço, a Virgin Galactic, se uniu à sua divisão de fabricação, a Spaceship Company, e à startup Boom para desenvolver, testar e viabilizar a aquisição de 10 novos veículos aéreos de altíssima velocidade. “Estamos falando do primeiro jato supersônico que no qual será financeiramente viável voar”, afirmou Blake Scholl, piloto, ex-executivo da Amazon e atual líder da companhia que está criando o avião.

undefinedUm dos planos de voo da Boom para seu jato supersônico

“Isso não é ficção científica, estamos realmente trabalhando nisso. Você conseguirá voar de Nova York para Londres em 3 horas e meia por US$ 5 mil, incluindo a volta [que tomará a mesma quantidade de tempo]”, afirma Scholl. Por mais que o valor seja alto, é preciso ressaltar que esse é aproximadamente o mesmo preço de uma viagem no mesmo trajeto em um avião comum em classe executiva, que levaria em torno de 7 horas para chegar na capital britânica.

Quase no espaço

O avião chegará a Mach 2.2, o que significa cerca de 2.716 km/h

O jato da Boom terá um total de 40 assentos divididos em duas colunas de cada lado do corredor central, o que significa que todos os passageiros terão acesso a uma janela para apreciar a vista para o horizonte curvado da Terra enquanto a máquina voa a uma altitude de 60 mil pés. “Existe um mercado enorme hoje, mais de 20 milhões de pessoas voam internacionalmente em classe executiva todos os anos. Podemos levá-las a Mach 2.2 (cerca de 2.716 km/h) e economizar metade do tempo da jornada”, ressalta Scholl.

Segundo o executivo, a demanda por viagens internacionais mais rápidas é tão alta que o mercado de voos supersônicos “acessíveis” pode chegar a valer US$ 100 bilhões. Quando se tornar realidade, o avião da Boom poderá trabalhar em 500 rotas diferentes, mas os primeiros modelos ficarão inicialmente concentrados nos trajetos entre Londres e Nova York, San Francisco e Tóquio e Los Angeles e Sydney. O primeiro voo de teste está previsto para o final de 2017.

undefinedO Concorde depois de seu último voo comercial

Primeiro passo

Por mais que US$ 5 mil (R$ 15.921, em conversão direta) ainda seja caro para a maioria de nós, meros mortais trabalhadores, o preço já é bem mais plausível do que os US$ 20 mil (R$ 63.684, em valores atuais) que eram cobrados para voar nos Concordes. A criação de voos supersônicos menos caros agora é possível principalmente por conta de avanços nas tecnologias de fibra de carbono, o que permite que a máquina da Boom seja 30% mais eficiente que o avião antigo.

“Como meta final eu quero que as pessoas possam chegar em qualquer lugar do mundo em 5 horas por US$ 100 [R$ 318]. Para conseguir isso ainda temos que melhorar a eficiência de combustível, mas viagens aéreas supersônicas gradualmente se tornarão acessíveis para todos”, conclui Scholl.



Jornalista, apresentador e editor com mais de 12 anos de experiência no TecMundo.