Seguindo o cronograma divulgado no fim do ano passado, mais sete estados brasileiros ganharão um nono dígito nos números de celular a partir do dia 29 de maio: os DDDs 61 (Distrito Federal), 62 e 64 (Goiás), 63 (Tocantins), 65 e 66 (Mato Grosso), 67 (Mato Grosso do Sul), 68 (Acre) e 69 (Rondônia) ganham um 9 que virá na frente do número original.
O anúncio foi feito hoje pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que também aproveitou para explicar que as chamadas sem o nono dígito serão completadas de forma automática até o dia 7 de junho – é o chamado duplo convívio, para que as pessoas das regiões afetadas pela mudança se acostumem. Orientações serão reproduzidas como mensagens entre os dias 8 de junho e 5 de setembro, ajudando a alertar a respeito da alteração.
Conversão total ainda em 2016
Os sete novos estados entram para um clube que já é composto por Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Sergipe – o que exclui, por enquanto, a região Sul do país, que deve receber o nono dígito apenas no final de 2016.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
A Anatel aproveitou para informar que a atualização da quantidade de dígitos nos números de telefones celulares pode implicar em ajustes em outros tipos de equipamentos, como PABX e agendas de contatos. O nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefones fixos e móveis que liguem para os celulares dos estados destacados acima, independente do local de origem.
Você será afetado pela nova leva do nono dígito? Comente no Fórum do TecMundo