menu
Tecmundo
The BRIEF

Correios agora pode atuar como operadora de telefonia celular

Portaria publicada no Diário Oficial da União permite que estatal passe a trabalhar com serviços de telefonia móvel virtual

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

09/05/2014, às 06:20

Através de uma portaria publicada na última quinta-feira (8) no Diário Oficial da União, o Ministério das Comunicações autorizou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a passar a explorar serviços de telefonia móvel virtual. Com isso, a estatal pode entrar no mercado de operadoras virtuais (MVNO), que não contam com estruturas próprias, utilizando a rede de outras companhias para oferecer produtos.

Assinada pelo ministro Paulo Bernardo, a Portaria nº 416 libera os Correios para buscar parceiros dispostos a alugar suas estruturas. Segundo Antonio Luiz Fuschino, vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura da companhia, em entrevista ao G1, o plano é faturar aproximadamente US$ 1,5 bilhão anuais a partir do quinto ano de operação do novo serviço.

A estatal pretende usar sua estrutura composta por aproximadamente 12 mil agências instaladas em todo o Brasil para promover o novo negócio. Os Correios possuem um acordo com a holding do Grupo Poste Italiane, serviço de Correios da Itália, através do qual será criada uma joint venture que levará adiante a nova iniciativa.

A operação tem investimento previsto em US$ 150 milhões, valor que será distribuído em um período de cinco anos. A expectativa é a de que o serviço de telefonia móvel com apoio dos Correios passe a funcionar até o final de 2014 — no entanto, uma data específica não foi divulgada pela companhia.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.