menu
Tecmundo
The BRIEF

Culpa do celular? Brasil tem queda de 1,7% no número de telefones fixos

A Oi é a líder das concessionárias com uma fatia de 59% (a Telefônica está em segundo com 37%)

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

23/07/2015, às 15:01

Culpa do celular? Brasil tem queda de 1,7% no número de telefones fixos

Fonte:

Imagem de Culpa do celular? Brasil tem queda de 1,7% no número de telefones fixos no tecmundo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o número de linhas fixas ativas de telefonia no Brasil durante junho: 44,4 milhões. A quantidade representa uma queda de 1,7% quando comparado o mesmo período em 2014. São 779 mil linhas a menos no país.

Concentrando 59,55% das linhas, as concessionárias também tiveram queda, mas de 2,3 pontos — empresas sob regime público. No ramo privado, as companhias pularam de 38,2% para 40,5%.

A Oi é a líder das concessionárias com uma fatia de 59% (a Telefônica está em segundo com 37%). Já no mercado privado, o grupo Telmex, que inclui Claro, Embratel e Net, possui 63,7% — sendo seguido pela GVT com 26%.

Desde janeiro deste ano, a Anatel utiliza as planilhas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realizar outros cálculos, como os de densidade, que você pode conferir aqui.



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.