menu
Logo TecMundo
Produto

Televisores 3D chegam a custar quase o dobro de uma TV HD

Pesquisa divulgada pelo Instituto GFK mostra dados interessante sobre o mercado brasileiro de computadores, televisões e câmeras digitais.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

12/08/2011, às 09:42

(Fonte da imagem: ZTop)

Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (10 de agosto) pelo Instituto GFK mostra dados interessantes sobre as vendas e preços de televisores no Brasil. Entre as informações mostradas está a de que um aparelho Full HD com suporte à tecnologia 3D custa hoje quase o dobro de um dispositivo considerado como HD (capaz de reproduzir imagens em 720p).

O estudo também mostrou que, na prática, vale mais à pena comprar um aparelho Full HD do que HD, já que a diferença média de preços entre eles é de somente R$ 90. Além disso, os modelos considerados como “smart” (o que inclui conectividade com a internet e programação interativa), possuem preço bastante semelhante àqueles que contam com telas FULL HD em LED. A pesquisa não leva em consideração os aparelhos com telas de Plasma, considerados inexpressivos no mercado mundial.

Apesar do preço mais elevado, os modelos “smart” e tridimensionais são os que apresentam o maior crescimento de vendas no mercado nacional. Apesar de terem espaço cada vez maior, as tecnologias de imagens mais recentes ainda possuem participação pequena no mercado brasileiro – somente 4% dos aparelhos vendidos é 3D, por exemplo.

Mercado de câmeras digitais

O Instituto GFK também analisou o mercado de câmeras digitais, que revela que somente 10% das imagens publicadas na internet mundial têm origem nesse tipo de aparelho. 1% delas são capturadas por filmadoras, enquanto uma fatia de surpreendentes 89% são registradas a partir de celulares e smartphones.

(Fonte da imagem: ZTop)

No Brasil, os números são ainda mais reduzidos. De janeiro a junho e 2011, 8,7% das imagens foram registradas por câmeras digitais, 0,4% por filmadoras e 90,8% através de celulares. Ao todo, foram vendidas 24,6 milhões de câmeras no mercado oficial do país durante o período. Caso se somem aquelas vendidas sem fiscalização, o número pode até mesmo dobrar.

A ascensão dos notebooks

Quando o assunto é o mercado de computadores pessoais, o GFK indica que os notebooks já são 51% dos aparelhos vendidos no país – número que chega a 60% quando se soma os netbooks. Isso pode ser explicado pela baixa no preço desses produtos, que desde 2007 tiveram uma queda média de 54%.

(Fonte da imagem: ZTop)

Dispositivos all-in-one possuem uma fatia bastante pequena do mercado, com representatividade de somente 3%. Tablets não foram incluídos no estudo, mas a expectativa dos responsáveis pela pesquisa é que os aparelhos tenham porcentagem semelhante à do mercado brasileiro.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 21 horas