menu
Logo TecMundo
Produto

Jovens abandonam TVs e assistem a séries e filmes em outros aparelhos

Cada vez mais, público prefere usar dispositivos alternativos em vez da programação da televisão

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

27/03/2014, às 06:22

Jovens abandonam TVs e assistem a séries e filmes em outros aparelhosFonte:

Imagem de Jovens abandonam TVs e assistem a séries e filmes em outros aparelhos no site TecMundo

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Pare e pense: você passa mais tempo hoje vendo televisão ou assistindo aos seus filmes e seriados favoritos por outros aparelhos, como tablets, notebooks e consoles? O resultado pode ser surpreendente: o público mais jovem está largando cada vez mais as tradicionais TVs e migrando para outras telas.

Esse é um dos resultados da Digital Democracy Survey, uma pesquisa promovida nos Estados Unidos pela agência Deloitte. Ela entrevistou cerca de 2 mil pessoas e descobriu que a "geração Y" (que nasceu de meados da década de 80 até os anos 2000) é o público que está mudando pela primeira vez essa perspectiva.

De acordo com a pesquisa, 56% dos pesquisados com 14 a 24 anos assistem aos seriados e filmes favoritos em computadores desktop ou laptop, smartphones, tablets e consoles em vez da televisão – sendo que a maioria prefere o PC.

A diferença já é notada em pessoas com 25 a 30 anos: 53% são a favor do bom e velho televisor. Por fim, o resultado mais esperado: 92% dos entrevistados com 67 anos ou mais não dispensam o aparelho. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Mudanças no mercado?

Além disso, 86% dos voluntários afirmam que são "multitarefa", ou seja, usam outra tela enquanto assistem a algo, como checar os emails e bater papo durante um filme. Mas são poucos os que usam o PC ou gadget para pesquisar ou interagir com o próprio programa assistido no momento.

Essa é a primeira vez que a televisão é ultrapassada por outros meios na pesquisa. O resultado é importante para as emissoras, que precisam pensar ainda melhor o conteúdo, e para fabricantes de aparelhos, que devem pensar duas vezes antes de ampliar linhas de aparelhos no estilo 3D ou 4K para um futuro próximo, por exemplo.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 16 horas