Nós falamos um pouco mais cedo sobre um grande anúncio da Tesla que seria feito hoje e, bem, ele foi. Tínhamos duas apostas: um Autopilot 2.0 ou as novas baterias de 100 kWh que vieram para equipar o sedã Model S e a SUV/crossover/salvadora de pessoas Model X. Visto que o Autopilot não está em seu melhor momento com a mídia, Elon Musk resolveu, portanto, que seria bom seguir na segunda opção.
O novo Model S P100D terá as mesmas quatro portas, capacidade para 5 pessoas mais duas crianças e tudo o que fez do sedã uma das agradáveis surpresas do século 21, só que com uma bateria de 100 kWh.
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O que isso significa? Bom, se você for um lunático, poderá acelerar o modelo de quase 2 toneladas de 0 a 100 km/h em absurdos 2,5 segundos no “Ludicrous Mode”! Uma boa referência para isso é que você deixaria para trás um Nissan GT-R, por exemplo, e aceleraria junto com uma Ferrari LaFerrari ou ainda uma McLaren P1 e perderia para um Porsche 918 por míseros 0,2 segundo.
O detalhe é que no Model S você ainda tem conforto ao ir ao shopping com a família ou pode ir até a padaria comprar pão sem ter milhares de pessoas tirando foto do seu carro. Ah, o Model S não chega perto de custar mais de 1 milhão de dólares, como todos os outros modelos “comparáveis”.
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Diga-se de passagem, se você for uma pessoa mais centrada e com o pé mais leve, a bateria maior também significa que o novo P100D terá uma autonomia de mais 613 quilômetros por carga.
Além do sedã, Musk anunciou que a nova bateria vai equipar a SUV/crossover Model X P100D, que será apenas 0,4 segundo mais lenta que seu irmão menor no 0-100 – isso pesando três vezes mais. A autonomia, por sua vez, fica na casa dos 542 quilômetros. Ah, as maravilhas dos motores elétricos.
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Esse aumento de potência não foi possível somente através do aumento de tamanho, mas também da melhoria considerável do sistema de arrefecimento da bateria, que foi completamente refeito. Segundo Musk, a Tesla hoje está bem próxima do que ele chama de “limite teórico” que pode ser atingido com a tecnologia atual do componente.
A bateria de 100 kWh, no entanto, tem seu preço – e, você deve imaginar, não é barato. O Model S P100D sai por US$ 134,5 mil, ou aproximadamente R$ 434 mil. A Model X sai por US$ 135,5, o que dá algo em torno de R$ 438 mil.
Se você já era dono de um P90D, no entanto, só terá que gastar US$ 20 mil (algo em torno de R$ 64 mil) para fazer um upgrade, visto que a Tesla avisa que terá que reciclar a bateria anterior. Se você havia encomendado um P90D, poderá atualizar seu pedido por apenas US$ 10 mil, ou R$ 32 mil do nosso lado da rua.
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Por fim, a Tesla justifica que entende que o valor é alto, mas joga limpo ao dizer que cada unidade vendida do Model S e do Model X ajuda a financiar o outro modelo mais popular da empresa, o Model 3, que ainda está em desenvolvimento.
Muito bem, Tesla. Agora usem essa potência toda e voltem também com o Roadster.
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