menu
Logo TecMundo
The BRIEF

TIM tenta provar para Anatel que não derruba sinal de ligações

Operadora contratou duas companhias de pesquisa para corrigir declarações de meses atrás.

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

12/11/2012, às 14:25

(Fonte da imagem: Divulgação/TIM)

Em agosto, a Anatel criticou duramente a companhia telefônica TIM, acusando-a de derrubar ligações do plano Infinity de propósito, obrigando os clientes a gastar mais para completar as chamadas corretamente. Três meses depois, é hora de ouvir o outro lado da história.

De acordo com um comunicado oficial, a TIM, preocupada com a própria imagem, contratou duas empresas para provar que a fraude não acontecia e esclarecer os fatos aos acionistas, clientes e à imprensa. Os relatórios da Ericsson e da PricewaterhouseCoopers foram similares na conclusão: não há provas para determinar se a queda nas ligações era feita de maneira “intencional ou proposital”.

Além disso, a tal taxa diária de 24% na derrubada de chamadas foi contestada por ambas as companhias, que chegaram às porcentagens de 2,09% e 2,4% de ligações instáveis.

Os relatórios completos, que não foram divulgados publicamente, foram encaminhados para a Anatel, que pode ter que se desculpar pelas críticas – ou desmentir os resultados e começar a novela mais uma vez.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia