menu
Tecmundo
Software

É muito cedo para investir no Tizen OS, afirma NTT DoCoMo

Segundo a operadora, o Japão não possui um mercado grande o bastante para suportar a existência de três sistemas operacionais concorrentes

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

17/01/2014, às 07:32

É muito cedo para investir no Tizen OS, afirma NTT DoCoMo

Fonte:

Imagem de É muito cedo para investir no Tizen OS, afirma NTT DoCoMo no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/The Wall Street Journal)

A operadora japonesa NTT DoCoMo realizou na última quinta-feira (16) um anúncio que deve se mostrar bastante desapontador para a Samsung. A empresa afirmou que cancelou os planos de lançar um smartphone baseado no Tizen OS neste ano, já que o mercado do Japão não é grande o bastante o momento para suportar a existência de três sistemas operacionais concorrentes.

Com isso, a Samsung perde uma grande fatia de um mercado consumidor que pode se mostrar essencial caso ela queira abandonar de vez o Android para apostar somente em seu sistema operacional proprietário. Contando com o apoio da Intel, Fujitsu, Huawei e operadoras como a Vodafone, Spint  e SK Telecom, o primeiro Tizen Phone deve ser lançado durante o Mobile World Congress, evento programado para o mês de fevereiro.

Um dos principais pontos da nova plataforma é a semelhança entre sua interface e o sistema TouchWiz que a fabricante sul-coreana utiliza em seus aparelhos — algo que deve ajudar os consumidores a se acostumarem com o novo software de código aberto. O principal objetivo do sistema operacional é permitir que a Samsung abandone sua dependência da Google, o que vai possibilitar não só obter mais lucros, mas também deve abrir caminho para a criação de novas funções que não estão limitadas pelas diretrizes de desenvolvimento do Android.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.