menu
Logo TecMundo
Transportes

Supercarro da Ford gera 100 GB de dados por hora de funcionamento

50 sensores de monitoramento, 10 milhões de linhas de código, 300 MB de dados por segundo... O Ford GT é praticamente um computador sobre rodas – um computador MUITO rápido, no caso

schedule24/07/2017, às 15:34

Fonte:

Imagem de Supercarro da Ford gera 100 GB de dados por hora de funcionamento no tecmundo

Carros hoje estão cada vez mais parecidos com computadores, isso é um fato. Se você precisar de provas, a Ford pode ajudar com os dados do seu supercarro Ford GT: são 100 GB de dados gerados por hora.

Tudo isso é resultado do funcionamento de 50 sensores diferentes que monitoram o comportamento e o desempenho do carro. Isso significa monitoramento em tempo real de coisas que vão desde a velocidade, passam pela umidade do ar e vão até o nível de aderência para que o sistema de controle de tração possa atuar – entre outras muitas coisas importantes em um carro superexclusivo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

São 10 milhões de linhas de código no veículo, mais do que um caça F-35 Lightning II da Força Aérea norte-americana, um dos mais avançados do mundo. São mais de 20 sistemas de computação que lidam com 300 MB de dados por segundo – na realidade, a complexidade de programação do Ford GT é similar ao do Android ou do Windows NT 4.0.

O detalhe é que todo esse trabalho só chega ao motorista (sortudo) na forma dos modos de condução disponíveis, que alteram a forma como os softwares fazem a gestão de desempenho do veículo: seja permitindo que o controle de tração atue menos, ajustando a altura da suspensão e deixando o spoiler em uma determinada altura para privilegiar a aerodinâmica voltada para a velocidade.

undefined

Para quem acreditava que só os carros elétricos ou autônomos são recheados de tecnologia, o Ford GT é um argumento e tanto de que ela já está aí – e ajudando os esportivos a andarem cada vez mais rápido.