Faz pouco mais de três dias desde que o Uber se envolveu em problemas que ameaçavam colocar todo o mercado de carros autônomos em perigo, com o fatídico atropelamento fatal causado por um de seus veículos dirigidos automaticamente. As investigações sobre o caso continuam e, agora, a Polícia de Tempe revelou nada menos do que o vídeo mostrando o momento da colisão entre o automóvel e a vítima.
Na curta gravação, disponibilizada pelo departamento de polícia no tweet mais abaixo, podemos ver o incidente ocorrendo até instantes antes da colisão em si (a batida foi editada da gravação). Como informado em declarações anteriores, a aparição da sem-teto Elaine Herzberg, com sua bicicleta, dá pouquíssimo espaço para reação, visto que ela atravessou fora da faixa e em uma área mal-iluminada.
Junto disso, também é mostrado que o motorista, nos segundos que antecedem o acidente, alterna sua atenção entre a pista e algo no interior do veículo.
Aviso: a gravação abaixo possui cenas que podem ser consideradas perturbadoras para alguns de nossos leitores.
Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available. pic.twitter.com/2dVP72TziQ
Vale notar que o lançamento do vídeo gerou uma enorme discussão entre o público com relação à eficiência das tecnologias de carros autônomos. Isso porque, para muitos, as câmeras e os sensores usados nesses veículos deveriam ser melhores na detecção de obstáculos e perigos na pista, enquanto a IA do veículo ainda deveria ter um tempo de reação suficiente para reduzir ao máximo as chances – e os potenciais estragos – de um acidente. O fato de o motorista não ter dado atenção total à pista durante todo o tempo no veículo, é claro, também virou alvo de críticas.
É importante dizer, contudo, que um número igualmente grande de pessoas apontou o acidente como sendo praticamente inevitável, diante da perigosa situação, e que há limites para o que uma tecnologia ainda em testes poderia fazer.
A boa notícia para o futuro desses veículos, como já falamos antes, é que o Uber provavelmente será inocentado do incidente. Mesmo assim, um caso como esses ainda deve gerar muitas discussões que podem afetar a recepção do público como um todo para os carros autônomos. Só nos resta esperar para ver.
)