menu
Logo TecMundo
Transportes

Samsung Digital Cockpit leva IA e a assistente Bixby para dentro do carro

Plataforma quer personalizar a experiência de cada pessoa ao utilizar um automóvel

schedule08/01/2019, às 11:23

Samsung Digital Cockpit leva IA e a assistente Bixby para dentro do carroFonte:

Imagem de Samsung Digital Cockpit leva IA e a assistente Bixby para dentro do carro no tecmundo

Criada em parceria com a companhia norte-americana Harman, a nova versão do Digital Cockpit da Samsung foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (7), durante a conferência da empresa na CES 2019. A plataforma traz uma série de novidades envolvendo inteligência artificial, conectividade e até mesmo a assistente Bixby, presente em celulares da linha Galaxy, para os automóveis.

Um dos grandes focos do Digital Cockpit está na personalização da experiência para cada pessoa. O sistema é capaz de reconhecer quem está sentado nos bancos do motorista e do passageiro para, por exemplo, ajustar a posição da cadeira para a altura ideal. O mesmo vale para as informações que aparecem nos painéis, que podem ser personalizadas por cada usuário.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Entre outras coisas, as telas oferecem opções para ligar os motores, mexer na potência do ar-condicionado ou checar a quantidade de combustível. Também é possível conectar o smartphone ao carro para acessar e-mails, documentos e outros aplicativos móveis em uma interface adaptada para o automóvel.

Todas essas funções podem ser automatizadas com os comandos de voz da assistente virtual Bixby, permitindo que o motorista faça tudo sem tirar as mãos da direção. Ela também tem integração com a plataforma SmartThings da Samsung, que você pode usar para controlar eletrodomésticos enquanto ainda está no caminho para casa.

Durante o evento, a empresa não chegou a anunciar montadores parceiras dispostas a utilizar o Digital Cockpit nos seus carros. O mais provável é que essa tecnologia apareça primeiro nos países que irão receber o 5G já durante este ano, como é o caso dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Resta esperar para saber quando veremos uma versão da plataforma da Samsung nas lojas.