Pois é, parece que os Emirados Árabes realmente gostam de quebrar recordes mundiais. Além de todo o dinheiro que o petróleo rende e muitas terras disponíveis, o país possui o prédio mais alto do mundo, o maior shopping e até mesmo uma das maiores fazendas solares. Parece pouco?
Pois saiba que há mais um item que está para entrar nessa lista: a maior planta virtual de baterias do mundo. No começo deste mês, o departamento de energia em Abu Dhabi ativou uma bateria de 108 MW/648 MWh, composta por sódio e enxofre. Fazendo uma breve comparação, esta bateria tem capacidade de armazenamento cinco vezes maior do que a bateria de íons de lítio instalada na Austrália pela Tesla.
)
Essas baterias foram instaladas em 10 locais diferentes em Abu Dhabi, sendo que elas podem ser controladas como uma única planta - por isso, o departamento de energia as chama de planta de baterias "virtuais". Os Emirados Árabes vêm se destacando pela exploração de fontes de energia renováveis; os combustíveis fósseis continuam sendo a principal fonte de energia dos países vizinhos já que todos os estados na região contam com grandes reservas, mas a perspectiva do futuro é abrir mão desta dependência: segundo o príncipe de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, pode ser que o último barril de petróleo seja extraído em 50 anos.
No futuro, os planos envolvem investir 160 bilhões de dólares em 2030 em energia renovável, de modo que a ideia é que, até o ano 2050, o país obtenha mais de 60% de sua energia elétrica a partir de fontes livres de carbono. Isso não chega tão perto das políticas de redução de emissão de carbono no resto do mundo, mas trata-se de uma missão bem ambiciosa. Além de benéfica para o planeta, esta ação é reflexo de uma necessidade: afinal, os Emirados Árabes estão localizados na maior parte do litoral, de modo que é bastante provável que haja problemas causados pelo aumento do nível do mar em função do aquecimento global.
)