Se nos EUA o Nissan Leaf é o modelo mais procurado entre aqueles que querem um carro elétrico usado, no Canadá pelo menos um dono de um veículo de segunda mão está se arrependendo da compra. Motivo: a bateria do carro sumiu do mercado.
Segundo Clayton Brander contou à CBC, seu Nissan Leaf 2013, comprado em 2017, começou a perder autonomia. “A concessionária onde comprei o carro disse à época que, depois de alguns anos, eu poderia substituir a bateria por cerca de US$ 3,5 mil”, disse ele ao site.
Clayton Brander e seu Nissan Leaf 2013.
O problema é que não há baterias no Canadá inteiro. Brander foi a duas concessionárias, três oficinas e contatou a subsidiária da Nissan no país. Nada. "Enviei seis emails, e continuam me dizendo para procurar a concessionária – a gerência de lá também mandou mensagens para a Nissan Canadá. Um mês e meio depois, nenhum de nós recebeu uma resposta."
Mesmo se conseguir uma bateria nova, terá que pagar US$ 11 mil para trocá-la (o carro custou US$ 9,7 mil). “Em três anos e com 40 mil quilômetros rodados, troquei os pneus e o fluido de limpador de parabrisas. Nada quebra. É um carrinho fantástico", lamenta Brander.
Fora do lixão
Ano passado, o preço cobrado para a troca da bateria de carros elétricos Nissan que haviam custado cerca de US$ 17 mil poderia chegar a quase US$ 35 mil.
A troca da bateria de um Nissan, em Portugal, chegou a 25 mil euros (quase US$ 30 mil)
Por conta disso, o técnico de computação (e dono de um Nissan elétrico) Sal Cameli criou o site Nissan LEAF Battery Replacement, um localizador de revendas de baterias recondicionadas.
- Leia também: 3 melhores empresas de aluguel de carros no Brasil
“A Nissan recebeu elogios por popularizar os VEs, mas perde clientes ao não oferecer suporte aos veículos mais velhos – nos empurra os modelos novos em vez de manter os antigos, comprados por quem acreditou no futuro dos carros elétricos, fora dos lixões”, diz Branden.
)