menu
Tecmundo
Transportes

Canal de Suez: Ever Given volta a flutuar e está quase desencalhado

Navio até já religou os motores e pode liberar rota comercial ainda hoje (29)

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

29/03/2021, às 05:30

Canal de Suez: Ever Given volta a flutuar e está quase desencalhado

Fonte:  Vessel Finder 

Imagem de Canal de Suez: Ever Given volta a flutuar e está quase desencalhado no tecmundo

Atualização 29/03/21 - 11h46: O navio Ever Given desencalhou e voltou a navegar por volta das 10h30 de hoje. A Autoridade do Canal de Suez afirmou que agora o cargueiro passará por uma inspeção técnica em Bitter Lakes para identificar possíveis danos.

Notícia original:

O navio contêiner Ever Given pode finalmente ser retirado do lugar em breve, terminando uma saga de quase uma semana que tentava desencalhar a embarcação. Ela atualmente bloqueia o Canal de Suez, uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo

A boa notícia desta segunda-feira (29) é que a parte traseira do navio desencalhou graças aos esforços de outras embarcações e máquinas de escavação que retiraram areia de uma das extremidades do Ever Given.

— Mohammed Soliman (@ThisIsSoliman) March 29, 2021

Ele até mesmo já religou os motores na tentativa de se mover um pouco mais, girou por volta de 20º e já pode flutuar novamente na água.

Entretanto, o setor dianteiro do navio permanece preso e agora virou prioridade das equipes egípcias de resgate. O tráfego só deve ser normalizado "nos próximos dias", já que a tarefa ainda não foi concluída.

A situação atual do Ever Given.A situação atual do Ever Given.

Elas devem retomar as obras ao longo deste dia, quando a maré subir e facilitar as obras dos rebocadores. Caso eles não consigam mover a embarcação, outro plano é jogar água na proa para tentar liberá-la da margem.

Relembre o caso

O Ever Given pesa 224.000 toneladas, tem bandeira do Panamá e encalhou no Canal de Suez em 23 de março. As dimensões do cargueiro são tão grandes que ele pode até mesmo ser visto do espaço, em fotos tiradas por satélites.

O bloqueio do local obriga navios do mundo inteiro a fazer uma rota muito maior para levar e trazer produtos e matérias-primas entre o Mar Mediterrâneo e Oceano Índico — o que pode levar até mesmo a atrasos em indústrias de vários setores.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.