menu
Tecmundo
Transportes

Toyota faz lobby contra transição para veículos elétricos

Pioneira pelo lançamento do híbrido Toyota Prius, montadora tem pressionado governos para afrouxar as regras contra os combustíveis fósseis

29/07/2021, às 15:00

Toyota faz lobby contra transição para veículos elétricos

Fonte:  Pixabay/Davgood Kirshot/Reprodução 

Imagem de Toyota faz lobby contra transição para veículos elétricos no tecmundo

A Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, tem agido de forma silenciosa para desacelerar a transição dos automóveis para um futuro totalmente elétrico, segundo informa o New York Times. A empresa tem pressionado sistematicamente governos em todo o mundo para considerar uma mudança menos drástica, que envolva carros híbridos nos planos.

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, quer usar as regras de emissões mais rígidas, como a legislação da Califórnia, para aumentar rapidamente as vendas de veículos elétricos. No entanto, a Alliance for Automotive Innovation, um grupo de lobby da indústria presidido por Christopher Reynolds, executivo da Toyota, se opõe à ideia.

A companhia também realizou esforços para evitar a adoção de padrões mais rígidos de emissões de automóveis ou lutar contra subsídios aos veículos elétricos em outros mercados, como Reino Unido, União Europeia e Austrália. Executivos da subsidiária indiana da Toyota criticaram publicamente a meta da Índia de 100% das vendas de veículos elétricos até 2030, dizendo que o objetivo não era prático.

Lobby no Congresso

Toyota quer mais presença dos modelos híbridos na transição da matriz enérgica dos automóveis. (Fonte: Pixabay/Davgood Kirshot/Reprodução)Toyota quer mais presença dos modelos híbridos na transição da matriz enérgica dos automóveis. (Fonte: Pixabay/Davgood Kirshot/Reprodução)

Enquanto o Congresso americano estuda a aprovação de bilhões de dólares para a construção de estações de recarga, bem como incentivos fiscais para carros elétricos e caminhões, Reynolds realizou reuniões a portas fechadas com parlamentares para mostrar a oposição da empresa a uma transição agressiva para carros totalmente elétricos.

Segundo fontes familiarizadas com as negociações ouvidas pelo jornal The New York Times, o executivo argumentou que os híbridos gás-elétrico como o Prius e os carros movidos a hidrogênio deveriam desempenhar um papel maior.

No mês passado, a organização sem fins lucrativos Citizens for Responsibility and Ethics registrou descobriu que a Toyota foi a maior doadora corporativa para os republicanos no Congresso que contestaram o resultado da eleição presidencial de 2020. Pelo menos 22 dos congressistas beneficiados também negam o consenso científico sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem.

Estratégia da Toyota

A montadora japonesa foi pioneira ao lançar o Toyota Prius em 1997, primeiro veículo híbrido a ser produzido em série no mundo. Mais recentemente, a empresa apostou no desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio, uma tecnologia que ficou mais cara que as baterias elétricas e é mais viável em carros híbridos.