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Tesla: falhas no 'piloto automático' são investigadas criminalmente

Embora a Tesla afirme que o Autopilot é o precursor de um veículo 100% autônomo, avisos no site alertam aos motoristas para ficarem atentos

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

27/10/2022, às 10:00

Tesla: falhas no 'piloto automático' são investigadas criminalmente

Fonte:  Conselho Nacional de Segurança nos Transportes EUA 

Imagem de Tesla: falhas no 'piloto automático' são investigadas criminalmente no tecmundo

A Tesla está sendo alvo de uma investigação criminal nos EUA sob a acusação de que seus veículos elétricos estariam dirigindo sozinhos, o que teria causado dezenas de acidentes. De acordo com uma reportagem exclusiva da Reuters divulgada na terça-feira (25), o inquérito foi solicitado no ano passado pelo próprio Departamento de Justiça do país (DoJ).

Baseada nas informações de “três pessoas familiarizadas com o assunto”, a reportagem da agência de notícias britânica afirma que o recurso Autopilot – que permite que os veículos da Tesla acelerem e freiem dentro de suas faixas sem intervenção dos motoristas – está no centro das investigações por estar no controle de carros envolvidos em diversos acidentes, alguns deles fatais.

Desde 2016, a tecnologia de assistência ao motorista da Tesla vem sendo vendida como precursora de um veículo totalmente autônomo. Sempre muito eloquente, o CEO da empresa, Elon Musk, dizia na época que o Autopilot era “provavelmente melhor” do que um motorista humano.

Autônomo ou não?

Fonte: Conselho Nacional de Segurança nos Transportes EUA/Reprodução.Fonte: Conselho Nacional de Segurança nos Transportes EUA/Reprodução.

Embora o site da Tesla alerte em seu site que os recurso Full Self-Driving (FSD) "não tornam o veículo autônomo", um vídeo também disponibilizado no site da empresa, afirma: A pessoa no banco do motorista só está lá por motivos legais. Ele não está fazendo nada. O carro está dirigindo sozinho”.

Todos os veículos fabricados pela Tesla saem hoje de fábrica com o recurso Autopilot instalado, mas, para ativar a função FSD, o cliente tem que desembolar US$ 15 mil (R$ 80 mil) extras. Embora Musk garanta que os recursos serão totalmente autônomos "em breve", o FSD é considerado pelos especialistas como "Nível 2", leia-se o motorista tem que permanecer 100% atento enquanto o veículo estiver em movimento.

Esses recorrentes alertas no site da Tesla podem acabar virando um empecilho para a tese das autoridades federais de que a publicidade da empresa induziria os clientes a usar os carros da marca como “verdadeiramente autônomos”, deixando-os descuidados ao volante



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Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.