menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Sistema de selfies do Uber para ajudar na segurança do app chega ao Brasil

Agora, os motoristas precisam passar por um sistema de verificação aleatório durante a rotina para garantir a sua identidade ao solicitante da corrida

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

08/05/2017, às 09:35

Sistema de selfies do Uber para ajudar na segurança do app chega ao BrasilFonte:

Imagem de Uber implementa sistema de selfies para ajudar na segurança do aplicativo no tecmundo

Apesar de ser vastamente utilizado em várias capitais e cidades do país, o Uber ainda não conquistou todo mundo. Há quem seja cético ou desconfiado, duvidando da segurança do aplicativo – isso ocorre principalmente com as mulheres, que têm receio de entrar no carro de um estranho. Contudo, o Uber está implementando um novo sistema que pode tirar parte desses receios – e ele acaba de chegar ao Brasil.

Agora, a empresa vai inserir um recurso chamado “verificação de identidade em tempo real”, uma funcionalidade de segurança que utiliza o Microsoft Cognitive Services para proteger tanto os motoristas parceiros quanto os usuários. E o que é isso? Basicamente, o motorista precisa tirar uma selfie.

undefined

A ideia é simples: aleatoriamente, o aplicativo do Uber pode pedir para o motorista do app para tirar uma foto do próprio rosto antes de aceitar uma viagem ou ficar online no utilitário, tudo para que a empresa entenda que de fato o motorista é quem diz ser, evitando fraudes ou comprometimento da conta por terceiros. Exemplo: uma conta de motorista foi roubada e está sendo utilizada por sequestradores que aproveitam a oportunidade para agir como um motorista da companhia; com esse fator novo de segurança, isso pode ser evitado.

A requisição de selfie é aleatória e pode acontecer em qualquer momento, tudo para evitar falhas e aumentar a segurança

A seleção aleatória serve justamente para evitar qualquer falha no processo, e o Microsoft Cognitive Services utiliza uma tecnologia capaz de comparar a selfie com a foto do banco de dados em apenas alguns segundos. Se a imagem não for compatível, a conta do motorista é bloqueada por alguns instantes enquanto a equipe do Uber verifica a situação.

Em outras palavras: o recurso serve para confirmar que você está entrando no carro certo da pessoa certa. Essa adição faz parte de mais uma iniciativa do Uber em aumentar a segurança na viagem. Anteriormente, a companhia implementou um método que requer o CPF do solicitante da viagem que pagará a corrida em dinheiro. O que você achou da novidade?



Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias