Um dos maiores anúncios da E3 2016 foi a volta de God of War. Orquestra ao vivo, uma abertura de tirar o fôlego e muita pancadaria. Quando o trailer começou, você só queria descobrir quem estava falando com aquele menino, que jogo era aquele.
Por isso nem prestou atenção no detalhe da cena: as Botas de Hermes no fundo, uma das relíquias conquistadas em God of War 3 às custas de muito sangue. É uma pista clara de que temos uma continuação na saga de Kratos.
)
Você com certeza também não viu esta moça sinistra flutuando escondida no cenário, porque estava prestando atenção em outras coisas, como o filho de Kratos correndo atrás do animal. Ela não parece ser muito legal, não mesmo o_O
)
Quem sabe o que vimos não foram essas criaturas, reveladas em um vazamento de artes conceituais que aconteceu no ano passado?
)
Pelas imagens, elas parecem ser algum tipo de guardião espiritual para os portões de Valhalla
)
Kratos ainda usa o uniforme de espartano, mas como uma espécie de cinto, por baixo das suas roupas de inverno. Outro indício que corrobora com a teoria da continuação na história
)
E ele tem uma espada de lâmina pequena que não usou em momento algum. Será uma arma secundária, um indício de que teremos mais do que o machado para decepar os inimigos? Pode apostar que sim!
)
Falando em machados, notem como há cavidades na arma principal. Seriam espaços para upgrades de habilidades e colocação de Runas?
)
Valquírias, demônios? Falamos desses bichões voadores no artigo anterior, mas dá uma olhada de perto no monstro. Peito azul, uma arma brilhante e capacetes. Sem contar asas que parecem ser de um inseto!
O Troll que aparece diz uma coisa muito importante. Pessoas em todo o mundo estão tentando decifrar, e a frase parece ser "Umfir fua fik fir Valhalla!", que significa algo como "Você não cruzará para Valhalla".
Valhalla é o enorme salão de Asgard, comandado por Odin, para onde vão metade dos mortos em combate, escolhidos por ele. Você deve ter visto a versão da Marvel ou dos Cavaleiros do Zodíaco. Cada interpretação retrata Asgard de uma forma diferente
)
Em um dos arcos atravessados pela dupla de heróis, está a inscrição "ENDRBUA". Algumas pessoas conseguiram uma tradução aproximada. ENDR é algo como "novamente" e BUA "viver". Estaria o arco se referindo à uma nova vida de Kratos, ou a uma surpresa guardada dentro de Valhalla?
)
Mas, meu amigo. Prepare o coração, porque essa é teste pra cardíaco. Veja a cena abaixo e encontre o erro. Ou melhor: o motivo do desespero
)
Não achou nada de esquisito? Então vamos ajudar, olhe bem para aquela região acima de Kratos, entre as árvores. Você estava distraído com um dragãozinho de nada... É só neve, eles disseram...
)
Hora de dar um zoom. SOCORRO!!!!
)
Esta deve ser ninguém menos do que a Serpente de Midgard, Jormungand, o segundo filho de Loki com a gigante Angrboda. E que de quebra tem como irmãos o lobo Fenris e Hela. De acordo com a mitologia, a Serpente foi jogada por Odin nos mares que circulam Midgard
)
Ela travou um duelo de morte com Thor, ambos saíram sem vida. Dá uma olhada em como ela é retratada... MONSTRO!
)
A imagem acima é capa de um dos álbuns da banda Amon Amarth. Arte alucinante!
E como Kratos foi parar nessa mitologia?
Como dissemos, Valhalla é o gigantesco salão para o qual os grandes guerreiros que morreram em comabte são levados, escolhidos pelo próprio Odin e preparados em combate para o Ragnarok, que é como o Juízo final da mitologia Nórdica, o evento que prevê o fim e o renascimento do mundo, com a morte de muitos dos deuses, incluindo o próprio Odin.
Com algo tão catastrófico a caminho, é fácil de imaginar que Odin teria interesse em Kratos, o Deus da Guerra da mitologia grega. Kratos, tendo aniquilado todos os grandes deuses anteriores, inclusive Hades, ficou em uma espécie de limbo, não havendo mais inferno ou pós-vida. É aí que surge Odin, uma possibilidade que Cory Barlog e David Jaffe já haviam cogitado no passado, em entrevistas.
)
Kratos poderia ter sido trazido como guerreiro ou escravo de Odin, dado o seu imenso poder. Como todos os ferimentos dos guerreiros são curados ao serem carregados até Valhalla, isso explicaria o fim dos ferimentos de Kratos, e a cicatriz que permanece em seu abdôme, deixada pela Lâmina do Olimpo. Mas esta parte ainda é uma especulação bem forte. Outra explicação bem mais plausível é sobre quem é o pequeno garoto...
O filho adotivo de Thor?
Durante as entrevistas, os produtores do jogo afirmaram diversas vezes que a história será sobre o relacionamento de Kratos e seu filho. Kratos ensinará o menino a ser um deus, enquanto o garoto ensinará a Kratos como voltar a ser humano. Consultando a mitologia nórdica, temos um personagem que se encaixa perfeitamente na descrição: Ullr.
Ullr é um exímio arqueiro, caçador, esquiador. Lembram do que Kratos estava fazendo? Pois é, ensinando o garoto sobre a arte da caça. Sobre ser forte. Novamente, de acordo com a mitologia, Ullr é o filho da deusa Sif e filho adotivo de Thor. Segundo os textos, a criança vem de um pai "cujo nome não foi gravado". Não parece a desculpa perfeita para encaixar Kratos na trama inteira?
)
Alguns especulam que em decorrência do relacionamento entre Sif e Kratos, Thor pode estar irritado e mandando criaturas como forma de retaliação. Já outros leitores defendem que o filho de Kratos é o próprio Thor, por conta de seus poderes, raios lançados pelo arco... A verdade é que teremos muito chão pela frente até descobrirmos a verdade, e se a nova saga atravessará mais um fim do mundo, chegando até a tão temida Ragnarok.
Pelo menos, tudo parece estar sendo bem amarrado pelos produtores do game. Até o símbolo de Ômega foi reimaginado para a versão nórdica. Adivinha quem está fazendo uma ponta no novo símbolo? Sim, A Serpente. E é ela que a gente vai buscar.
)
Bônus!
Já que estamos falando de Kratos, veja como o personagem envelheceu de God of War 3 para o novo jogo para PlayStation 4:
)
E aqui uma foto de pai e filho, lado a lado. Ele com certeza deve ter os olhos da mãe.
)
É Thor, o jeito é você se preparar e tirar esse sorrisinho maroto do rosto, porque Kratos e o seu filho estão vindo aí. Como por onde ele passa não sobra ninguém vivo para contar história, esteja pronto para o pior!
É pra erguer o Mjölnir? Beleza!
)
)