Quem costuma baixar vídeos da internet ou criar os famosos vídeos caseiros de formatura, batizado, casamento da prima encalhada ou qualquer acontecimento, pode usar o Nero para dar um visual profissional às filmagens. Todos sabem que a maioria dos vídeos baixados, não possuem o menu inicial, nem a janela de capítulos, como os menus encontrados em DVDs originais. Contudo, as coisas podem ser diferentes se você usar seu Nero 9 e a ferramenta Nero Vision.
A mais nova versão do famoso gravador de discos está repleta de funcionalidades para você caprichar em seus vídeos e deixar o amadorismo passar bem longe da sua tela. Para conseguir esta façanha, hoje você vai aprender a criar menus e tela de capítulos para todo e qualquer vídeo que você possua em sua máquina.
Manda fogo!
Para começar a criar seus menus, em primeiro lugar, você precisa instalar o Nero 9 – a versão utilizada neste tutorial. Caso você encontre alguma dificuldade neste processo, pode consultar o artigo “Como instalar o Nero” e ter ajuda de profissionais. Depois de instalado, é hora de começar o processo.
Primeira etapa
Para começar, abra o Nero Start Smart e vá até o símbolo do aplicativo no canto inferior esquerdo e abra o Nero Vision. Se preferir, vá até o fim da página e acompanhe o passo a passo através de um vídeo.
)
Agora, vá até “Criar DVD/DVD-Video”.
Uma janela será aberta e você precisa inserir o vídeo que você irá criar o menu. Há várias opções de inserção do arquivo, sendo assim, escolha a sua em “Importar” e siga adiante.
)
Criar capítulos
Os capítulos são os responsáveis por criar “atalhos” no seu filme, pois a partir deles é possível iniciar o filme de qualquer lugar, ou seja, a partir de uma cena específica. Desta forma, assim que o upload do vídeo terminar, clique sobre ele e vá até a opção “Capítulos”.
)
Com esta ferramenta, obviamente, serão criados os capítulos do seu vídeo. Há duas opções de criação: a manual e automática. Com a manual, é possível definir onde serão criados os capítulos do seu longa, já na automática, o Nero divide o arquivo em partes iguais e cria os capítulos para você. Confira na imagem a criação de capítulos de forma automática, onde cada seta azul corresponde a uma divisão de capítulo.
)
Dê uma de Spielberg
Depois de criar os capítulos, é possível editar seu vídeo e deixá-lo ainda mais profissional. É claro que o Nero Vision oferece recursos limitados de edição, porém é possível brincar de editor famoso e até se imaginar na pele do Spielberg – quem sabe?.
| Clique na imagem para ampliar |
Nesta janela, semelhante à maioria dos editores mais comuns, é possível inserir desde filtros de cores, legendas e transições até melhorar a qualidade da sua imagem. Nesta hora, vale perder um tempinho para corrigir detalhes ou inserir efeitos interessantes.
Repare que há quatro abas sobre a janela da direita. Nestas abas você encontra várias opções de ferramentas de edição para o seu vídeo. Todos os efeitos escolhidos por você para fazer parte do vídeo, são inseridos na timeline, desta forma é possível fazer diversas alterações.
)
Timeline
)
($paginacao$)
Criando o menu
Agora que você editou seu vídeo e criou os capítulos, só falta construir o menu de exibição, ou seja, o menu que será exibido assim que o DVD começar a rodar e que, consequentemente, dará o ar de profissionalismo ao seu vídeo.
Para começar, escolha como será seu menu, 2D ou 3D e se você deseja um menu único ou se prefere o menu inicial e uma tela para os capítulos. Tudo isso pode ser feito através das abas “Modelos” e “Personalizar”. Na primeira, você escolhe o formato de menu (2D ou 3D) e na segunda pode editar tudo.
| Clique na imagem para apliar |
Clique e mude
Agora que você definiu o formato dos menus, é hora de modificar tudo de acordo com seu gosto. Para fazer as alterações no nome do filme e capítulos, basta clicar sobre as palavras e editar o texto, sombreamento e muito mais.
- Leia também: Os 10 melhores aplicativos de relacionamento de 2024
| Clique na imagem para ampliar |
O interessante é que você pode alterar praticamente tudo no menu, pois pode mudar a imagem de fundo ou inserir um vídeo, alterar o padrão de cores, os tipos de botões e inserir áudio.
Capítulos
O menu de capítulos pode ser editado da mesma forma que o inicial, entretanto há mais opções de botões. Vale lembrar que se você escolher um modelo 2D, pode usar somente ele, ou seja, não é possível usar um 2D para o menu inicial e um 3D para o de capítulos.
| Clique na imagem para ampliar |
O mais legal do Nero é que ele é totalmente em português, desta maneira é muito mais fácil encontrar as funções e ferramentas.
Pré-visualização
Na última janela (Pré-visualização) é possível conferir como os menus ficarão na sua televisão. Repare que há até um mini controle remoto, com o qual você pode clicar sobre os menus, como se fosse o controle da sua televisão.
)
Confira no vídeo abaixo como ficou nosso menu em 2D:
E o 3D também:
Queima ele!
Depois de todo esse sofrimento, mas que é muito prazeroso, é hora de gravar seu disco. Portanto, clique em “Avançar” para iniciar o processo de gravação. Se você já usou o Nero já sabe como fazer. Porém, se você nunca gravou um disco com o gravador, vai encontrar facilmente as ferramentas que precisa. Caso precise de ajuda, consulte o artigo “Como Usar Nero 9”. Pronto caro usuário! Agora, basta aguardar a gravação ser concluída e se divertir com seus vídeos caseiros, mas com cara e produção de profissional.
Confira no vídeo abaixo o passo a passo deste tutorial e fique fera no quesito criação de menus para seus DVDs.
)
Se você gostou deste artigo, não deixe de enviar seu comentário, mas se você quer dar sugestões sobre outras formas de fazer menus para DVDs, sinta-se a vontade de dê sua opinião.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)