Desde quando foi lançado em 2001, a linha de tocadores de música e vídeo da Apple é sucesso de vendas. Esses players são referência para o mercado e continuam a surpreender com novos recursos e qualidade.
A sexta geração do iPod classic foi anunciada em setembro de 2007. Pela primeira vez há história deste tocador, o branco característico da Apple deu lugar ao cinza. Mas essa foi apenas uma novidade superficial. Confira todas as novidades e transformações que este tocador passou nesta análise do iPod classic 6G de 120 GB.
Nossos vídeos em destaque
)
Novidades
A frente do iPod agora é feita de alumínio anodizado ao invés do plástico de policarbonato. Isso significa que o aparelho está mais resistente, principalmente a tela. Ela está mais resistente a riscos. A parte de trás, no entando, ainda é de metal que se marca e risca com facilidade. O aparelho está menos robusto e mais fino.
Mas as diferenças e novidades são mais evidentes a partir do momento em que o iPod é ligado. E ele pode ficar ligado por muito, muito tempo. A bateria está com a capacidade muito maior de duração, podendo chegar a 36 horas de reprodução de áudio e 6 horas de reprodução de vídeo.
Na média, esses tempos de duração sempre são menores. O uso corriqueiro do aparelho sempre exige um pouco mais de bateria. O uso da luz de fundo e de outros recursos sempre consome um pouco mais de bateria. Em um teste com a luz de fundo ligada sempre, o tempo de duração da bateria foi pouco superior a 6 horas de áudio, por exemplo.
Espaço que não acaba
O iPod classic de 120 GB pode armazenar até 30 mil músicas (utilizando arquivos de 128 kbps e 4 minutos de duração como referência), 150 horas de vídeo (formato H.264 1.5 Mbps de 640x480 pixels e áudio de 128 Kbps) e 20 mil fotos. É praticamente impossível que alguém tenha uma biblioteca tão grande quanto essa.
E então você pode perguntar: o que faço com todo o espaço que sobra? Use como um disco rígido removível! Tudo que você precisa é do iTunes e um aparelho compatível (nem todos oferecem o Disk Mode).
A interface
A interface do iPod está mais dinâmica graficamente. O menu principal é exibido com a tela dividida. À esquerda, os itens; à direita, artes referentes são exibidas, causando um efeito agradável e bastante moderno. Capas de álbuns e de vídeos, além das fotos, dão um toque muito agradável.
Música
Cover Flow
Uma novidade para você navegar pelas músicas é o Cover Flow. A coleção inteira de músicas é explorada através das capas dos álbuns. É só selecionar um álbum para acessá-lo e ver a lista de canções.
Genius
O Genius foi apresentado no iTunes 8. É um recurso que cria listas automaticamente baseadas em uma música específica. Imagine que você está ouvindo um hit e quer ouvir músicas que combinam., seja por gênero semelhante ou pela avaliação geral. É isso que o Genius faz. Para reunir músicas semelhantes para o gosto do ouvinte, são levados em conta a avaliação e um filtro colaborativo. A lista criada pode ser ouvida na hora ou salva pra depois.
)
Vídeos
Os filmes no iPod são organizados em diferentes categorias: alugados, programas televisivos, clipes musicais e listas, além de podcasts. As configurações incluem saída para TV (com definição do tipo de sinal e tamanho da tela). O vídeo, quando menor que o tamanho da tela, pode ser exibido com a resolução original ou ajustado à tela.
Para o caso de filmes com mais de uma opção de áudio (por exemplo, comentários), basta ativar o modo para áudio alternativo, também disponível nas configurações. Textos e legendas também são ativados nessa parte.
Extras
Os extras do iPod incluem relógios que podem ser ajustados para diferentes cidades, calendários com listas de afazeres e alarmes, listas de contatos, jogos, notas, combinação para bloqueio de tela e cronômetro.
O iPod classic vem com três jogos: iQuiz, Klondike e Vortex. O iQuiz é um divertido jogo de perguntas sobre a sua própria coleção de músicas. Klondike é exatamente como o velho e conhecido Paciência. Vortex é uma variação do Arkanoid. Mais jogos podem ser baixados da loja oficial do iTunes.
O recurso de notas permite a visualização de arquivos de texto no iPod. Para isso é necessário ativar o modo de disco e copiar arquivos de texto para o aparelho.
Definições e configurações
As definições do iPod classic possibilitam a personalização do menu principal. São inúmeros itens e subitens que você escolhe para exibir todos os menus. Itens referentes à música têm atenção especial.
Conclusões
Os prós
Capacidade de armazenamento, duração da bateria, resistência e interface com mais elementos gráficos marcam a sexta geração do iPod. Este é o modelo da Apple com maior capacidade de disco rígido e maior duração de bateria. Por fora, o iPod está mais atraente e resistente, com um visual consideravelmente melhor. proporcionado pelo novo tipo de material utilizado.
Não se trata de uma revolução, mas de melhorias à quinta geração dos tocadores da Apple que indicam basicamente duas tendências: (1) o uso de memórias do tipo Flash como substitutas de discos rígidos que vinham sendo utilizados nos aparelhos anteriores e (2) o aumento da capacidade dos aparelhos.
Além de mais rapidez de processamento, memórias do tipo Flash RAM exigem menos energia, e são grandes responsáveis pela melhora no desempenho das baterias atuais.
A capacidade de armazenamento, aliada à possibilidade de usar o aparelho como um disco removível, leva o iPod a outro nível de tocador. Além de uma biblioteca inteira de mídia, há a possibilidade de carregar outros arquivos.
De pouco em pouco, os iPods se adaptam aos conceitos e funções da linha touch.
)
Os contras
Em fóruns pela internet, usuários se queixaram de uma falha no Click Wheel do aparelho, simplesmente não funcionando em alguns momentos. Nossos testes confirmaram esta queixa. É necessário cutucar o seletor com um pouco mais de força em certos momentos.
Outra falha notada é o súbito pulo de faixas sem nenhuma razão. Não há menção sobre estes erros na última atualização do firmware do tocador. Desde o lançamento do aparelho, em 2007, pequenos problemas com a visualização de capas no modo Cover Flow foram resolvidos.
O fato de a qualidade do áudio não melhorar desde a quinta geração é um ponto negativo para muitos usuários. Como ficou claro na análise, o iPod passou por melhorias mais visuais do que de áudio em si. Para transmitir vídeos do iPod para um televisor é necessário um cabo próprio, e alguns acessórios de aparelhos antigos não são compatíveis.
)
)
)
)
)
)