[Atualizado]: A Sony disse em resposta ao site Gamesindustry.biz que a afirmação do Bloomberg é falsa. Em comunicado, a empresa disse: "Apesar de não provermos dados de produção, a informação provida pelo Bloomberg é falsa. Nós não mudamos o número de produção do PlayStation 5 desde que a produção em massa começou".
[Original]: Quem está acompanhando as notícias sobre o PlayStation 5 deve se lembrar que a Sony havia projetado produzir 15 milhões de unidades do console. Porém, parece que essa leva inicial foi reduzida para 11 milhões por conta de um problema na fabricação dos chips.
A informação em questão surgiu no site Bloomberg, que cita fontes ligadas ao desenvolvimento do console. Aparentemente a empresa japonesa havia se antecipado por conta das altas demandas de fim de ano e solicitado uma grande quantidade de chips, mas parece que atualmente o número de processadores está abaixo de 50% do total esperado.
Como é possível ver em uma sequência de mensagens publicadas pelo analista Daniel Ahmad em seu Twitter, a Sony tem planos de fazer com que a produção de PlayStation 5 seja maior que a do PS4, e que provavelmente isso deva acontecer em algum momento de 2021. Ele ressalta, entretanto, que a demanda inicial do novo console já será acima da que foi vista quando o PlayStation 4 foi lançado.
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) September 15, 2020Bloomberg reporting that Sony has had to cut PS5 production by 4m units due to production yield issues with SoC.
Original plan was to produce 15m units by March 31, 2021. Now only 11m units may be produced due to the yield issue.
(In Japanese)https://t.co/9qr3k1MBFR
Outro detalhe mencionado é que a Sony vai usar transportadoras para garantir que o carregamento de consoles seja satisfatório no período das festas de fim de ano, e que a produção do PlayStation 5 começou em julho deste ano.