Como sabemos, um jogo com tantos detalhes como o The Witcher 3: Wild Hunt exige um processador de respeito. Com isso, se instaurou a dúvida sobre se a experiência no Switch vai entregar o que se espera do jogo. Portanto, o Digital Foundry fez uma avaliação minuciosa sobre as vantagens e desvantagens do game na versão Nintendo.
O que a Sabre Interactive e a CD Projekt RED entregaram foi um feito e tanto: adaptar um jogo triple A, com todas as suas DLCs, para 32 GB. Porém, quando falamos do ancorado, a situação pode ser um pouco desafiadora para os mais críticos, acostumados aos 1080p do PlayStation 4.
)
Vamos considerar, claro, que para adaptar um game como esse, era essencial haver cortes visuais. Ou seja, aquela famosa embaçada, tudo para melhorar a jogabilidade. O vídeo no Switch caí para 720p, com a melhor qualidade, o que entrega bem para uma tela pequena, porém para as maiores, a coisa complica.
Nos teste mais baixos de TV, chega a cair para 960x540 as imagens da cidade de Toussaint. Já no portátil, os pixels se ajustam. Com a mesma definição como base, ela pode cair quando é necessário. Uma rua em Novigrad, por exemplo, chega a 810x456.
Mesmo com esses probleminhas visuais, é nítido o cuidado das desenvolvedoras com a renderização e o desempenho da CPU ao criar um mundo relativamente menos cheio. Como por exemplo, ao diminuírem a distância de renderização do cenário.
Veja a análise completa do Digital Foundry:
-
A adaptação de The Witcher 3 impacta o FMV, principalmente, em relação às texturas e, com a compactação de áudio, os sons. Porém, as passagens de uma tela para outra não perdem tanto a qualidade mostrada nos outros consoles, assim como nos movimentos da água, reflexos e outros detalhes.
É possível fazer modificações no visual do jogo, com suporte para eixos de luz, desfoque de movimento e um modo anti-aliasing. Também está habilitada a escolha de desativar os efeitos de desfoque, mas isso pode aumentar a oscilação dos movimentos. Além disso, tem o pop-in, principalmente, em áreas mais detalhadas, como Novigrad.
)
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
PlayStation 4 x PC x Switch
Mesmo com a atenção das desenvolvedoras para que a adaptação se comparasse a experiência em um PlayStation 4, o Digital Foundry considera o console da Sony como a melhor maneira de se ter toda a experiência do game. Também comparou o Switch com o jogo no PC em 720p e configurações baixas, o computador ganha nessa batalha.
A experiência do portátil é destinado aqueles que precisam de algo móvel, sem perder a jogabilidade que The Witcher 3 oferece. No geral, ele fica para trás quando são colocadas todas as telas lado a lado, como nas imagens acima, o que pode impactar na experiência do jogador, claro.
Não levando em consideração qual é o melhor, podemos entender e admirar mais o trabalho de adaptação, ao vermos a qualidade dos mapas, filtragem de texturas e as formas das sombras. E aí, vale a pena testar o jogo no Switch?
)
)
)
)
)
)
)