Faz exatos 50 anos que o homem decolou com destino a lua. Na vida real a lua foi o lugar mais longe que nós já pisamos, mas na ficção e nos videogames nós já fomos muito além. Para celebrar a data, vamos relembrar alguns jogos espaciais originais, para sonhar com a ida a Marte algum dia (na esperança de que o enredo de Doom seja mesmo só ficção)
Prey (2017)
)
Em Prey você é Morgan Yu, um(a) cientista que em 2032 é enviado para estação espacial Talos I, que fica na órbita da lua. Mas alguma coisa estranha acontece e você se vê sozinho no meio de uma estação dominada por alienígenas hostis. O game mistura FPS, RPG, crafting, exploração, tudo com um toque de sobrevivência a lá Alien. A história tem várias reviravoltas e momentos de tensão que vão te deixar com o coração batendo forte.
Gostou? Confira algumas ofertas de Prey para PlayStation 4 ou Xbox One.
FTL: Faster Than Light (2012)
)
Faster Than Light é um rogue-like e cada investida é única. No game você é o capitão de uma nave espacial que tem uma missão crucial: salvar a galáxia. O jogador tem o total controle de todos os sistemas e tripulação e precisa decidir o que fazer em cada encontro: se colocar em risco e atender o pedido de socorro? Lutar contra a nave inimiga? Continuar atirando ou direcionar energia para os motores e fugir? É o típico dia de um capitão (ou capitã) da Frota Estelar.
Se quiser se sentir o próprio Picard, confira aqui as ofertas de FTL: Faster Than Light.
Trilogia Mass Effect (2007 - 2012)
)
Uma digna ópera espacial nos games, a trilogia Mass Effect é um marco nos jogos de ficção científica espacial. O game tem o pacote completo: contato profundo com raças alienígenas, viagem entre planetas, tecnologia avançada, decisões morais e o objetivo final de salvar toda a galáxia. Se você ainda não assumiu o papel de Commander Shepard nesse RPG espacial, não perca mais tempo e faça isso o quanto antes.
Halo (2001 - )
)
Uma das franquias mais importantes do Xbox é espacial – Halo. O game é um FPS robusto e se passa no meio de uma guerra interestelar com a raça alienígena Covenant. O jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado que nunca tira o capacete. A franquia já tem 5 jogos na série principal e vários spin offs, incluindo a série Halo Wars, de estratégia em tempo real. O sexto game da série principal, Halo Infinite, chega em 2020.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
Confira aqui as ofertas do título mais recente da série principal, Halo 5 Guardian, para Xbox One.
Trilogia Dead Space (2008 - 2013)
)
Esse aqui não é para os de estômago fraco. O thriller sci-fi espacial ficou famoso pelos inimigos nojentos Necromorphs e pelas armas de desmembramento. Na série você assume o papel do engenheiro Isaac Clarke, que foi só fazer um reparo, mas acabou tendo que usar a transformada de Fourier para se manter vivo.
Com os passar dos jogos a coisa escalou tanto que ele acabou responsável por salvar toda a raça humana. O jogo foi muito elogiado pela crítica e todo mundo lamentou quando a sua desenvolvedora, Visceral Games, foi fechada em 2017 e levou para o fundo do poço qualquer esperança de um novo título da franquia.
- Leia também: Corre! Epic Games libera o jogo grátis da semana nesta quinta (16), mas por tempo limitado
Starcraft (1998) e Starcraft II (2010 - 2015)
)
O RTS da Blizzard, além de ser um dos jogos mais populares do gênero, também é de temática sci-fi espacial. Com suas raças Protoss, Zerg e Terrano, o game trouxe uma jogabilidade incrível com uma narrativa densa. A sua sequência, lançada como uma trilogia 12 anos depois, aprimorou o que já era bom e inovou na forma de contar uma história em um jogo de estratégia.
Star Fox 64 (1996)
)
Finalmente um jogo de navinha na nossa lista! Star Fox começou no Super Nintendo, mas dá para dizer que foi no 64 que o bicho pegou. O shooter on rails tem desafios criativos, caminhos escondidos e personagens muito carismáticos. A aparição mais recente de Fox, Peppy, Slippy e Falco foi na versão de Switch do game Starlink: Battle For Atlas - que, claro, também é de temática espacial.
Doom (1993/2016)
)
Confesso que pensei muito se colocava Doom na lista. Sim, a história se passa em uma base em Marte e o Doom Marine (ou Doom Guy) é um fuzileiro da Union Aerospace Corporation, mas o jogo é muito mais sobre exterminar demônios do que sobre o espaço em si. Mas, pensando bem, um jogo que coloca portais para o inferno em Marte e é um dos primeiros shooters da história merece um espacinho na nossa lista.
No Man’s Sky (2016)
)
No Man’s Sky talvez seja a maior redenção da história dos games. O jogo de exploração espacial da desenvolvedora indie Hello Games prometeu o mundo – ou melhor, o universo inteiro – antes do seu lançamento, e acabou ganhando destaque na mídia pelo projeto tão ambicioso.
Mas, na hora H, o jogo deixou de entregar muito do que prometeu, e enfureceu a comunidade. De tantas reclamações, game chegou até a ser alvo de uma investigação do órgão responsável pela regulamentação da publicidade no Reino Unido, por suspeita de propaganda enganosa, mas o órgão concluiu que a Hello Games não tentou enganar os jogadores.
A redenção veio em 2018, com a atualização NEXT, que entregou muita coisa que tinha sido prometida no lançamento, como o multiplayer verdadeiro. O game agora ostenta análises muito positivas no Steam e foi indicado a melhor jogo em andamento no The Game Awards de 2018.
Menções Honrosas
Tacoma (2017)
)
Surviving Mars (2018)
)
- Leia também: Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
Elite Dangerous (2015)
)
E aí, deu para se sentir um pouquinho no espaço? E não esquece, deixe um comentário contando qual seu jogo espacial favorito.
)
)
)
)
)
)