Nem sempre vista com bons olhos pela comunidade de jogadores do PC, a política da Epic Games Store de investir em exclusividades foi defendida na última terça-feira (25) pelo CEO da companhia, Tim Sweeney. No Twitter, ele explicou que esse é o único jeito que a loja tem de conseguir espaço e mudar a divisão de lucros de 70/30 implementada pelo Steam e outras opções semelhantes.
)
Segundo Sweeney, nenhuma outra loja conseguiu obter uma fatia maior do que 5% do mercado, sendo que a maioria delas tem mais recursos que a Epic Games Store, mas são limitadas em suas capacidades de oferecer descontos. “Isso levou à estratégia de exclusivos que, embora impopular com jogadores dedicados do Steam, funciona, conforme estabelecido pelas grandes publicadoras e pelos lançamentos da Epic Games Store em comparação com suas projeções de vendas anteriores no Steam e suas vendas em consoles”.
Mudança de modelo
O executivo defendeu que os jogadores vão se beneficiar em longo prazo com a estratégia de sua loja e que o modelo atual, que cede 30% das receitas para o espaço em que um game é vendido, muitas vezes é maior que o lucro que os desenvolvedores conseguem. Ele argumenta que o modelo de 88/12 da Epic Games Store vai levar a reinvestimentos, mais lucros e reduções de custos, o que deve beneficiar tanto desenvolvedores quanto os consumidores.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 25 de junho de 2019This question gets to the core of Epic’s strategy for competing with dominant storefronts. We believe exclusives are the only strategy that will change the 70/30 status quo at a large enough scale to permanently affect the whole game industry.
“Então, acredito que essa decisão passa o teste de beneficiar os jogadores depois que as lojas mudarem o equilíbrio e os desenvolvedores reinvestirem mais dos frutos de seus trabalhos em criar, em vez de taxar. Claro, há MUITOS desafios pelo caminho e a Epic está totalmente comprometida a solucionar todos os problemas que surgirem para os jogadores e para nossos parceiros conforme a Epic Games Store cresce”, finalizou Sweeney.
Em outras palavras, o executivo afirma que a estratégia de sua loja não é necessariamente uma forma de aumentar as vendas feitas por ela, mas sim de mudar a forma como a indústria como um todo funciona. Enquanto meios como o Discord já fizeram alterações em suas divisões de receitas, até o momento o Steam, grande nome do mercado, não fez muitos movimentos nesse sentido.
)
)
)
)
)
)
)