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Blizzard explica por que tantos de seus títulos são sucessos

Apenas metade dos protótipos internos são divulgados publicamente.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

08/11/2018, às 17:00

Blizzard explica por que tantos de seus títulos são sucessos

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Imagem de Blizzard explica por que tantos de seus títulos são sucessos no voxel

A Blizzard é uma das poucas empresas na indústria com uma imagem considerada perfeita; há mais de vinte anos, praticamente todos os títulos lançados com a sua marca são sucessos críticos e comerciais. No entanto, isso não é por acaso: na última BlizzCon, que ocorreu semana passada na Califórnia, o produtor executivo Allen Adham explicou para a Game Informer o processo para conseguir isso.

Adham conta que o principal diferencial da Blizzard é que a empresa só completa o desenvolvimento dos melhores jogos apresentados internamente. "Nossa taxa de sucesso é cerca de 50%," ele explica. Ou seja, metade dos projetos iniciados dentro da Blizzard nunca são sequer anunciados para o público.

Este tipo de processo não é incomum na indústria, pois todo jogo passa por fases de conceito e protótipo e podem ser cancelados a qualquer momento. Isso pode acontecer com projetos já divulgados — como Scalebound ou o Star Wars da Visceral — mas é muito mais frequente com jogos que nunca saberemos que existiram.

O diferencial da Blizzard parece ser o nível de exigência requerido para um projeto avançar além do protótipo. Outro aspecto importante é que muitas vezes esses projetos descartados servem como base para outro futuro — por exemplo, o finado projeto Titan deu origem ao que viria a ser Overwatch. "Nós honramos nossos fracassos e aprendemos com eles," completa Adham.



Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.

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