O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Terriotórios abriu um inquérito para obter mais informações e parar a distribuição do jogo Bolsomito 2K18, que foi lançado na plataforma Steam na última semana por R$ 8,91 e continua na loja.
De acordo com o MP, o jogo "causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas". Na história, você controla um personagem baseado em Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL, que tem como objetivo exterminar minorias e ser o "herói que vai livrar uma nação da miséria".
Nossos vídeos em destaque
Ainda de acordo com o documento da investigação, o game "viola o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), legislação dos Estados Unidos da América" e traz "clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018". Bolsonaro foi o político mais votado primeiro turno e atualmente encabeça as pesquisas para o embate definitivo contra Fernando Haddad, do PT, no dia 28 de outubro.
O que pode acontecer?
Os investigados são a desenvolvedora BS Studios, a plataforma Steam e a Valve, que está na lista por ser a empresa responsável pela publicação de todos os games na loja virtual. Além de pedir que o jogo pare de ser distribuído, o MP pediu os dados cadastrais dos responsáveis (tanto da empresa quanto eventuais contratantes) pelo projeto para processos futuros.
O processo completo do MP-DF pode ser consultado neste documento.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)