Responsável pela criação de BioShock, Ken Levine é um dos nomes mais importantes da indústria de games, já tendo deixado sua contribuição em games como Thief e System Shocks 2. Atualmente desenvolvendo um game misterioso junto com a Ghost Story Games, ele concedeu recentemente uma entrevista à Polygon na qual fez diversos elogias às mudanças que a Nintendo trouxe para The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Segundo ele, a empresa acertou a criar um jogo que é “um elo ao nosso passado, mas não uma repetição dele”. Levine explica que, embora os visuais da série tenham mudado com o passar do tempo, o sentimento transmitido por cada capítulo era bastante semelhante aos demais — algo que se prolongou por mais de 30 anos.
)
“E então você liga Breath of the Wild. Comparado aos outros jogos da série, esse joga você em uma versão de Hyrule para a geração atual sem uma longa sequência de narrativa. Ele abre generosamente o mundo para você, em vez de fazer isso em pedaços dignos de uma mordida. Você não pode ter todo o dungeon de lava até comer todo o dungeon de gelo!”.
Ligação com o passado
Levine acredita que a mudança foi tanta que a Nintendo não pode mais voltar à fórmula dos antigos Zelda, e que confiar demais em fórmulas antigas é algo perigoso. “A vontade de retornar a antigos sucessos é poderosa. Mas as coisas que nós fizemos podem virar tumbas nas quais nos enterramos”, alertou.
“um elo ao nosso passado, mas não uma repetição dele”
“Eu me sinto compelido a aplaudir o time de Breath of the Wild não somente por sua visão, mas pela coragem que eles tiveram de mexer com uma fórmula consagrada pelo tempo. É fácil mudar pela vontade de mudança. É realmente difícil conseguir fazer isso da forma certa. A vitória de Breath of the Wild é multifacetada. Você pode ver isso na direção de arte com nuances. Você pode ouvir isso no design de som meticuloso. Você pode sentir isso nos sistemas bem afinados. Mas o que torna ele uma obra de arte é que é um elo para nosso passado, mas não uma repetição dele”, finaliza o diretor de BioShock.
)
)
)
)
)
)
)