menu
TecmundoVoxel
Voxel

Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas?

Você sabe quais foram os Jogos do Ano da sexta geração? Confira na segunda parte do nosso especial de 'Todos os Jogos do Ano de todos os tempos'

Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas?

Fonte: Jenkem

Imagem de Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas? no tecmundogames

E aí, qual foi o seu game predileto da era Dreamcast, PS2, Xbox e GameCube? O nosso especial de Jogos do Ano continua, e dessa vez a gente vai colocar na mesa os prêmios que a sexta geração levou para casa, uma das mais queridas e marcantes de todos os tempos, além de ser aquela que significou a infância de muita gente.

Se você se lembra do vídeo e da matéria anterior, utilizamos as premiações da VGA para determinar o campeão do ano, já que ela é considerada a oficial nos dias de hoje. Porém, a VGA começou em 2003 apenas, enquanto a sexta geração começa em 1999, também conhecido pelo ano do Dreamcast com o lançamento em 09/09/1999. E aí, como fica?

Por causa dessa bagunça toda, acabamos dividindo da seguinte forma: de 1999 até 2002, escolhemos a Game Informer, uma das revistas mais aclamadas da época. Contudo, como a VGA começou em 2003, acabamos optando por escolher as premiações dela desse ano em diante para ter informações mais oficiais por aqui. Com as devidas introduções explicadas, bora ver o que sexta geração ganhou de troféu! Caso tenha perdido a parte 1, que aborda a sétima geração, você pode conferir aqui.

Vencedor de 1999: Tony Hawk’s Pro Skater

Em 1999, o PlayStation original e o Nintendo 64 ainda estavam vivões e cheio de conteúdo, mas o Dreamcast, que foi lançado em 1998 no Japão, chegou no fim do ano ao Ocidente, substituindo o Sega Saturn. Como é de praxe, começo de geração nova sempre tem disputa de games cross-gen ou embates entre títulos de eras diferentes.

Em 1999 isso não foi diferente.  Alguns games exclusivos, como o belíssimo SoulCalibur no Dreacast, que era melhor que a versão de arcade, Silent Hill de PlayStation, Super Smash Bros. de 64, Age of Empires II e System Shock 2 no PC, e muitos outros multiplataformas estavam na competição, como Tony Hawk’s Pro Skater, que acabou ganhando o primeiro lugar no pódio e se tornou o vencedor. Como o game saiu para Dreamcast, já dá para colocar ele na lista. Apesar de o game de skate ter levado nessa, muitos outros veículos consideraram Soul Calibur o jogo do ano.

undefinedTony Hawk Pro Skater

Vencedor de 2000: Tony Hawk’s Pro Skater 2

Na virada do milênio, o PlayStation 2 chegava ao Japão e o Dreamcast começava a ter uma base maior, mas a geração passada ainda imperava entre os jogadores. Por conta disso, muitos games icônicos apareceram neste ano, como é o caso de Zelda: Majora’s Mask, Chrono Cross, Final Fantasy IX e muitos outros despontaram, mostrando que a antiga leva de consoles ainda tinha caldo do bom para oferecer.

Mesmo com games muito aclamados, como The Sims, Diablo 2, Marvel vs. Capcom 2, Resident Evil Code: Veronica e muitos outros. Porém, parece que a franquia Tony Hawk conquistou o mundo nessa época com as suas manobras fáceis de fazer, a trilha sonora de rock hardcore e uma jogatina fácil de se divertir. Mesmo com concorrentes de peso, Tony Hawk Pro Skater 2, que saiu para Dreacast e Xbox da sexta geração, levou o prêmio.

undefinedTony Hawk Pro Skater 2

Vencedor de 2001: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Acho que já deu de games da geração passada, né? Finalmente a sexta geração deslanchou e começou a ganhar a notoriedade que merecia em 2001. Sem dúvidas, foi nesse ano que o verdadeiro salto gráfico e de qualidade de mecânicas começou a ficar evidente, principalmente por conta de games como GTA III, Halo: Combat Evolved, Silent Hill 2, Max Payne e muitos outros.

Porém, a obra-prima de Hideo Kojima que dividiu a legião de fãs é quem levou o troféu. Considerados por muitos o jogo mais bonito do começo dessa geração, o game chamou atenção pela quantidade de atenção aos detalhes. E aí, será que ele mereceu mesmo? Com GTA III em 3D pela primeira vez e Shenmue II do Dreamcast, a competição é acirrada.

undefinedMetal Gear Solid 2

Vencedor de 2002: Grand Theft Auto: Vice City

A Rockstar tem um histórico de preferência, e mesmo não levando no ano anterior, 2002 foi certeiro. Considerado por muitos o melhor jogo da série e um dos melhores de toda a geração, Grand Theft Auto: Vice City foi o grande campeão deste ano, pois levou o padrão de mundo aberto a outro patamar.

Porém, não pense que a competição foi fácil, pois a Nintendo havia lançado Metroid: Prime, a Bethesda havia lançado The Elder Scrolls III: Morrowind para PC, a Blizzard trazia Warcraft 3, a Square tinha Final Fantasy X, e várias outras produtoras com jogos grandes. Para você, GTA: Vice City também foi marcante a ponto de ofuscar esses games?

undefinedGTA Vice City

Vencedor de 2003: Madden NFL 2004

Agora as coisas ficam mais organizadas e, de certa forma, mais oficial, pois 2003 foi o primeiro ano que a VGA assumiu a premiação, a mesma organização que comando nos dias de hoje. Porém, a primeira edição do evento não foi muito confiável, apesar de ter sido apresentado em um grande estádio de Las Vegas e ter muita atenção.

Nessa época, número de vendas e popularidade nas terras do Tio Sam contavam muito, algo que fez com que a premiação desconsiderasse a qualidade em alguns casos. Por conta disso, Madden NFL 2004 foi o vencedor, tirando do pódio games como Zelda: Wind Waker, SOCOM II, Splinter Cell e até mesmo GTA Vice City, que foi considerado na premiação também. No mínimo estranho, não?

undefinedMadden NFL 2004

Vencedor de 2004: Grand Theft Auto: San Andreas

Tava sentindo falta daqueles anos fervorosos e que colocavam fogo na competição? Rapaz, 2004 foi esse ano. Depois de alguns anos mornos, 2004 veio para arrebentar e trouxe batalhas até a morte, porque acredite: não foi fácil saber qual foi o melhor jogo do ano não. Sem dúvidas, esse foi o auge da sexta geração.

Entre os competidores, temos Metal Gear Solid 3, considerado por muita gente o melhor de toda a franquia e um dos mais icônicos games de PS2, Halo 2, uma das sequências mais aguardadas da Microsoft também deu as caras, Half-Life 2, o jogo mais consagrado da Steam e considerado uma das melhores obras da história, e Burnout 3, um dos games de corrida mais divertidos da história. Apesar de a competição ser acirrada, a Rockstar costuma levar e não deu outra: GTA San Andreas ganhou. Você concorda com a escolha?

undefinedGTA San Andreas

Vencedor de 2005: Resident Evil 4

Em 2004 o circo pegou fogo, mas 2005 não ficou muito para trás não. O ano teve tantos títulos bons que, de certa forma, há muitos games que mereciam ser indicados e não foram por causa de espaço. Entre os nomeados, temos Call of Duty 2, F.E.A.R., God of War, World of Warcraft e Resident Evil 4.

Apesar de serem ótimos nomes, há alguns excelentes que ficaram de fora, como Shadow of the Colossus, Need for Speed Underground 2, Star Wars: Battlefront II, Star Wars: Knights of the Old Republic II e muitos outros. Porém, quem levou foi Resident Evil 4, que trouxe novos paradigmas para o gênero e implementou um sistema de câmera utilizado até hoje. Porém, há quem discorde dessas mudanças e não curta o jogo. Se você for um deles, qual escolheria no lugar? Lembrando que temos dois especiais do jogo aqui no site: um sobre a dificuldade adaptativa e outro sobre os 12 anos do game.

undefinedResident Evil 4

...

Esse foi o resumo da sexta geração, que foi um pouco mais quebrada que o convencional e ainda teve divisões nas premiações, já que a VGA só surgiu em 2003. Curtiu esse vídeo também? Ainda tá afim de saber o que vem antes ou depois? Deixa um comentário na matéria falando qual é a próxima geração que você gostaria de ver! Lembrando que essa é a segunda parte do especial, e você pode conferir a primeira neste link.


star

Continue por aqui