A PlayStation pode estar fazendo um ousado movimento em suas operações. De acordo com fontes do site Video Game Chronicle (VGC), a divisão de jogos eletrônicos da Sony estaria fechando estúdios no Japão para transferir poder para escritórios nos Estados Unidos.
Ações neste sentido já estariam, inclusive, em curso. Vários produtores e desenvolvedores têm, recentemente, anunciado seus desligamentos. O último caso foi o de Masaaki Yamagiwa, que trabalhou em Bloodborne. Além dele, Ryo Siogabe, Teruyuki Toriyama e outros já anunciaram suas saídas.
Yamagiwa trabalhava para o Japan Studio, está sendo fechado segundo as fontes do VGC. A PlayStation está tomando essa decisão porque o estúdio não estaria dando o lucro esperado nos últimos anos.
— Nibel (@Nibellion) February 25, 2021According to another VGC source, Japan Studio winding down has also to do with PlayStation shifting its power from Japan to the US
Several Japan Studio devs have announced their departures this week, among them Bloodborne producer Masaaki Yamagiwa
Nesse processo de reestruturação, a Asobi Team, por exemplo, parece não ter sido afetada. A equipe, que foi a responsável pelo desenvolvimento de Astro Bot, deve seguir trabalhando como "standalone", ou seja, independente.
A Asobi Team deverá receber profissionais que estavam no Japan Studio. Outra parte dos funcionários demitidos deverão se juntar a Keiichiro Toyama, diretor de Silent Hill e Gravity Rush que abriu uma nova empresa chamada “Bokeh”.
As fontes do VGC disseram ainda que essa grande operação comercial teve início ainda em 2016, quando a PlayStation mudou sua sede de Tóquio para a Califórnia. Àquela altura, o objetivo era integrar as operações de hardware e software.
Outros motivos
A decisão da PlayStation de desligar pessoas e fechar estúdios do Japão possui várias justificativas. O VGC explica que as desenvolvedoras japonesas têm focado em jogos que agradam primeiro o mercado nipônico. Do outro lado, a Sony gostaria que os títulos tivessem um apelo em todo o mundo.
— ???? Masaaki Yamagiwa (@giwamasa) February 25, 20212???SIE JAPAN Studio???????????????????????????????????????????????
I’m leaving Sony Interactive Entertainment at the end of this month. I’m going to continue working hard on creating games. Many thanks to everyone! pic.twitter.com/WPpiLpCtoY
A decisão criativa de criar games com um apelo local estaria trazendo problemas financeiros, principalmente para o Japan Studio. Criado em 1993, o estúdio foi o primeiro first-party da Sony e criou franquias icônicas como Ape Scape, Patapon, LocoRoco e Knack. A companhia ainda teve um papel fundamental para outras empresas como a From Software (Dark Souls) e a Bluepoint (Demon's Souls).
)
)
)
)
)
)
)