Age of Empires teve seu nome marcado no mundo dos games. Desde o seu surgimento, em 1997, a franquia tomou conta do coração dos apaixonados por estratégia em tempo real.
Até hoje foram seis games lançados no mercado e, agora, os fãs vivem a expectativa da chegada de Age of Empires 4. Segundo a Microsoft, o jogo deve chegar aos computadores até o fim deste ano.
AoE foi o pai de muitos jogos que surgiram no mercado ao longo dos últimos anos. Muitas tentativas tiveram êxito e abaixo citaremos alguns jogos inspirados em uma das maiores franquias de todos os tempos. Vamos fugir um pouco dos triviais, como a série Warcraft e Starcraft.
Stronghold Crusader
O criador de castelos mais famoso do mundo segue a mesma premissa encontrada em Age of Empires. Ele é um pouco mais complexo do que o jogo da franquia da Microsoft, mas tem todos os ingredientes que o tornam essencial para os fãs de estratégia em tempo real.
Além de construir super-proteções para o seu reino será necessário desenvolver seu povo e principalmente suas forças armadas, para impedir ataques e, até mesmo conquistar a região. Recentemente tivemos o lançamento de Stronghold: Warlords, que recebeu uma análise no Voxel.
Northgard
Desenvolvido pela Shiro Games e lançado em 2017 para PC, esse game é um RTS focado na temática viking, que segue em alta no mercado de games. Você tem direito a se divertir com 8 clãs, sendo 2 comprados via DLC.
Seu objetivo é conquistar Northgard, construindo sua cidade e desenvolvendo sua população. E lógico, como um bom viking, você vai para o confronto direto contra os inimigos. Ele possui uma arte única, leve e bem divertida. Não traz muitas novidades ao gênero, mas agrada muito.
Command and Conquer
Se você curte jogos de guerra e um bom RTS tem que jogar a série Command and Conquer, principalmente a versão Red Alert 3. Lançado em 2008 para PC e em 2013 para o Xbox 360 e PlayStation 3, este game tem cadeira cativa de quem curte o gênero.
O jogo oferece uma realidade alternativa à Segunda Guerra Mundial, onde os seus grandes inimigos serão a União Soviética e os japoneses, chamados no jogo de o Império do Sol Nascente. Command Conquer tem uma peculiaridade. Sempre foi um jogo muito bem balanceado, independentemente de não ter um grande foco na beleza gráfica.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
Praetorians
Desenvolvido pelo Pyro Studios e a londrina Eidos Interactive (Hitman e Tomb Raider). game), Praetorians é um dos RTS mais antigos e próximos do início da saga Age of Empires. O RTS surgiu em 2003 para PC, mas chegou a ganhar versões para os consoles, como o Xbox One e o PlayStation 4.
Assim como a maioria dos RTS, você deve desenvolver seu poderio militar por meio de matérias-primas. O jogo tem como pano de fundo a conquista de Júlio César nas Guerras da Gália, que aconteceram em 52 a.C.
Cossacks
A franquia ucraniana de RTS clássico possui muitos fãs espalhados pelo mundo. O nome do jogo é uma alusão ao povo ucraniano, que ficou conhecido pelo seu poderio militar composto por camponeses.
- Leia também: Corre! Epic Games libera o jogo grátis da semana nesta quinta (16), mas por tempo limitado
Lançado primeiramente em 2001, o título traz como ingrediente adicional às campanhas de RTS, o gerenciamento econômico. Pode parecer um pouco mais complicado que o normal, já que você tem muita coisa para cuidar ao mesmo tempo, porém, você se acostuma. O último game saiu em 2016 e agradou em cheio os fãs da franquia.
Spellforce
Mesclar RTS e RPG é uma tarefa para poucos. Esta é a proposta da série Spellforce. O game surgiu em 2003 pela Grimlore Games. A terceira edição, lançada em 2017, contou com i crivo da publisher THQ Nordic, mas não agradou logo de cara os fãs, devido a grande presença de bugs.
Como um bom RPG, o contexto do game é de fantasia, trazendo orcs, magos, bruxos e tudo o que você pode imaginar.
Rise of Nations
Quando a série Age of Empires esteve adormecida, Brian Reynolds, uma das mentes criativas de Civilization II, trouxe ao mercado este RTS, que traz o desenvolvimento de 18 civilizações ao longo de 8 eras mundiais.
O game chegou a receber versões para o console, mas é no PC que ele realmente cativou os fãs do gênero.
Empires Apart
Publicado pela Slitherine e desenvolvido pelo estúdio italiano DESTINYbit, Empires Apart chegou ao mercado em 2008 e traz a possibilidade de comandar seis civilizações antigas, além da coleta de recursos para a construção de estruturas. Cada facção também possui um herói , para facilitar sua vida na conquista pelo mundo.
Company of Heroes
Chegamos a cereja do bolo do gênero de RTS. Se você gosta de games deste estilo, a série Company of Heroes é obrigatória. Desenvolvido por Josh Mosqueira, o game traz gráficos belíssimos, ação frenética e o mais importante: imersão.
Para os fãs de jogos de guerra, CoH é uma presença obrigatória na sua biblioteca de jogos de computador.
- Leia também: Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
Existem outros milhares de jogos do gênero RTS que se assemelham ao encontrado na franquia Age of Empires. Trouxemos apenas alguns games que podem te ajudar a desbravar ainda mais neste gênero que possui fãs por todo o mundo.
Conhece um outro jogo que merece destaque? Deixe nos comentários deste texto.
)
)
)
)
)
)
)