A Valve estaria desenvolvendo, e pode lançar ainda em 2021, um console portátil parecido com o Nintendo Switch. O aparelho tem o codinome “SteamPal”, terá controles, uma tela com tecnologia touchscreen e rodará vários jogos da Steam. A informação foi revelada nesta terça-feira (25) pelo site Ars Technica, que disse que informantes internos garantem que o projeto está a caminho.
De acordo com o site, o aparelho rodará os games via Linux e funcionará como um PC all-in-one. O device está em desenvolvimento em segredo há alguns anos e seu lançamento estaria dependendo somente se os fornecedores de peças conseguirão ou não lidar com a demanda até o final de 2021.
O SteamPal pode ser lançado no mercado com um chip da Intel ou AMD, já que a Nvidia está descartada. Sam Machkovech, editor do Ars Technica que assina a matéria, afirmou que os chips da Intel e AMD são comuns em videogames chineses parecidos com o Switch como o GPD, One-Notebook e Aya.
)
O possível console da Valve também teria portas USB-C que se encaixariam em monitores maiores. Não se sabe se o aparelho teria uma espécie de dock igual o Switch. Além de um gamepad de botões e gatilhos, a inovação deve ter joysticks.
Machkovech afirmou ainda que não conseguiu confirmar detalhes sobre o hardware como o tamanho da bateria, resolução do display e capacidade de armazenamento e memória. Ele também disse que não conseguiu confirmar o preço do eletrônico, mas disse acreditar que por causa do cenário de escassez de suprimentos o aparelho poderia chegar perto dos US$ 300 (aproximadamente R$ 1,6 mil na cotação atual) do Switch.
Indícios do SteamPal
Além da confirmação de fontes que estão familiarizadas com o assunto, o editor do Ars Technica levantou vários indícios de que o SteamPal estaria mesmo sendo desenvolvido.
De acordo com ele, Gabe Newell, cofundador e executivo da Valve, deixou o assunto no ar quando conversou com crianças de uma escola na Nova Zelândia no início deste mês de maio. Perguntado sobre os planos da empresa para o mercado de videogames, ele respondeu algo como “Você terá uma ideia melhor disso até o final deste ano e não será a resposta que você espera. Você dirá 'Ah-ha! Agora entendi do que ele estava falando’”.
)
Outro indicativo da existência do projeto foi dado por Pavel Djundik, do Steam Database. Ele descobriu, nesta semana, um código na Steam que dizia sobre um dispositivo chamado “SteamPal”. O termo é derivado de um código que foi descoberto em setembro de 2020 que se chama “Neptune”. À época, circulava a expectativa que o código se tratava de um novo controle.
Por último, a reportagem lembrou que o aparelho pode ser cancelado ou ter as peças de hardware trocadas, já que a indústria impõe imprevistos e o cenário atual não é o melhor para se lançar aparelhos eletrônicos. A Valve decidiu não se pronunciar oficialmente sobre o assunto após pedidos do site.
E aí, o que acha dessa história toda? Gostaria de um console tipo Switch lançado pela Valve que pode rodar jogos da Steam? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)