Quem já jogou Dark Souls 3 sabe que o jogo não é dos mais fáceis, naturalmente. Mas depois do streamer que resolveu jogá-lo levando sangue na cara, temos mais um cara que resolveu deixar o jogo mais difícil de uma forma bem criativa. O gamer Rudeism completou Dark Souls 3 com apenas um botão, criando um setup de código morse.
Rudeism tem 54 mil seguidores na Twitch e sua especialidade é "jogar da forma errada". Por exemplo: jogar Mirror's Edge com um volante, matar oponentes em Overwatch com um tapete de dança e uma guitarra de Guitar Hero... e por aí vai. Ele programa esses controles bizarros para jogos que definitivamente não deveriam funcionar com eles e faz vídeos disso.
Mas o último feito de Rudeism foi ainda mais impressionante: ele criou um controle com um só botão, que funciona em código morse. Então utilizou esse setup bastante original para derrotar todos 19 "chefões" de Dark Souls 3. Segundo o próprio streamer, ele apertou o botão mais de 250 mil vezes até terminar tudo. Veja o vídeo abaixo:
— Rudeism (@rudeism) October 24, 2021Dark Souls 3 has been beaten with Morse code! ??
19 bosses, 258,250 button presses. (DLC to come)
And just because it can be beaten with one button doesn't mean games like Dark Souls shouldn't have accessibility & difficulty options! ???? pic.twitter.com/DporRqC15E
Rudeism não explicou exatamente como esse código morse funcionava, nem quantas vezes ele precisava apertar cada botão para fazer cada comando, mas seu feito é impressionante de qualquer forma. Mas ele disse que jogar Dark Souls 3 sem todos os botões foi muito difícil — e que isso deveria abrir os olhos da comunidade para a importância da acessibilidade no jogo.
"Só porque esse jogo pode ser vencido com um botão, não significa que jogos como Dark Souls 3 não devam ter opções de acessibilidade e dificuldade", escreveu.
Isso porque pessoas com deficiência tem mais dificuldade de lidar com todos os botões e as combinações rápidas entre botões que muitos jogos demandam. Por isso que alguns títulos dão opções para tornar a experiência mais acessível, mesmo que mudando alguns aspectos visuais ou de dificuldade.
Ainda assim, esse é um assunto que precisa ser mais debatido para que haja evolução. Há alguns dias, o Voxel publicou uma coluna sobre acessibilidade nos games, escrita por um gamer que é deficiente visual. Não é exatamente a mesma questão de deficiência física ou motora que Rudeism buscou tratar com seu experimento de um botão em Dark Souls 3, mas tem tudo a ver com o assunto e vale muito a pena conferir.
Nas replies do tweet de Rudeism, houve espaço para polêmica: algumas pessoas disseram que a dificuldade absurda é uma das principais características de Dark Souls — e que colocar níveis "mais acessíveis" acabaria com a identidade do jogo. E você, o que acha disso?
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