A plataforma de experiências online Roblox voltou ao ar neste domingo (31) após uma grande instabilidade enfrentada pela desenvolvedora, que deixou toda a base de usuários offline ou com dificuldades para manter uma conexão estável no serviço.
Os problemas começaram na última quinta-feira (28), quando as primeiras reclamações sobre a conectividade com a plataforma foram identificadas e geraram muitas reclamações nas redes sociais. No pior momento da instabilidade, muitos usuários nem sequer conseguiam fazer o login para criar mundos ou acessar os jogos de outros membros da comunidade.
No dia seguinte, veio a primeira manifestação da companhia, reconhecendo o problema e confirmando que a correção estava em andamento.
— Roblox (@Roblox) October 31, 2021Roblox is back online everywhere! Thank you for your continued patience as we get back to normal.
Após mais de 60 horas, na noite de Halloween (horário de Brasília), a equipe confirmou o retorno dos servidores ao estado normal por meio de um aviso na conta oficial da empresa no Twitter.
O que aconteceu?
Inicialmente, muitos usuários culparam uma promoção do Roblox envolvendo a cadeia de restaurantes Chipotle, que começou a valer poucas horas antes do início da instabilidade e poderia garantir burritos de graça a jogadores que moram nos Estados Unidos. Entretanto, a empresa por meio de um post no blog do serviço, forneceu mais detalhes sobre o caso e disse que o problema nada tinha a ver com eventos individuais.
A falha foi estrutural e ocorreu em um dos sistemas mais centrais da plataforma, que apresentou um bug de comunicação que impedia a troca de dados entre o Roblox e os usuários.
O erro veio "pelo crescimento no número de servidores nos datacenters", o que fez com que "muitos dos serviços ficassem incapazes de efetivamente se comunicar e implementar algo". Mais detalhes sobre o bug, que foi considerado mais complicado do que o normal pela equipe, serão fornecidos depois de uma análise completa da empresa sobre o caso.
)
)
)
)
)
)
)